Evento contou com a participação de atletas de renome nacional e a presença de 270 alunos da rede municipal
Santo André, 11 de novembro de 2024 – A Secretaria de Educação de Santo André, com o objetivo de incentivar e motivar os alunos que se destacaram na 53ª edição dos Jogos Escolares, realizou um encontro especial na tarde desta segunda-feira (11). Para marcar a homenagem, estiveram reunidos diversos atletas de renome nacional para dialogar com as crianças sobre as várias dimensões do esporte.
Durante o evento, no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, marcaram presença os atletas Aser Mateus Almeida Ramos e Lucas de Sousa Lima (ambos do Atletismo Paralímpico); Marcos Paulo dos Santos - Marcão (goleiro do Handebol nas Olimpíadas de Atenas – 2004 e Olimpíadas de Paris – 2024); Soraia André César (primeira mulher negra a participar de Jogos Olímpicos na modalidade Judô – 1988 nos Jogos Olímpicos de Seul); Yasmin Gonçalves (Basquete – AD Santo André); Tássia Carcavalli (também do Basquete – AD Santo André – Seleção Brasileira Jogos Olímpicos 2012) e Tamires Dias (Futebol na Copa do Mundo de Futebol Feminino - 2023; Jogos Olímpicos Rio - 2016; Paris - 2024; e Sport Club Corinthians Paulista).
"Esporte traz muitos benefícios para a vida de quem pratica. Seja trazendo responsabilidade, equilíbrio e discernimento, pois, de fato, faz muita diferença”, destacou a secretária de Educação, Erica Ferreira, ao lembrar que durante as competições dos Jogos Escolares foram realizadas mais de 500 viagens de ônibus, oferecidos mais de 4 mil lanches, com o envolvimento de mais de dois mil atletas e professores.
Nesta 53ª edição dos Jogos Escolares, participaram 84 escolas e cerca de 9 mil alunos, de 8 a 18 anos. Deste total, a rede municipal participou com 30 unidades escolares (mais de 2 mil alunos), representando Santo André em 12 modalidades.
O aluno da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Fernando Pessoa, Pedro Bueno de Paiva Santiago, de 10 anos, comemorou seu desempenho na competição de handebol. “Eu gostei muito de participar dos jogos. Foi muito divertido e uma ótima experiência. Vou tentar carreira esportiva, seja no handebol, corrida ou vôlei”, projetou o jovem.
"Fomos pra cima e no final deu tudo certo nos jogos”, contou Davi Vieira Mota, de 10 anos, também aluno da Emeief Fernando Pessoa. “Meus amigos sempre estiveram do meu lado e isso me incentiva e faz querer ser jogador de handebol ou futebol no futuro”, concluiu.