Santo André, 24 de julho de 2025 - A Orquestra Sinfônica de Santo André realiza o concerto de julho “Temas & Variações – Transformações Musicais em Movimento” no Teatro Municipal Maestro Flavio Florence, neste final de semana, com apresentações nos horários já tradicionais: sábado (26), às 19h30, e domingo (27), às 11h. A entrada, gratuita, deve ser retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro, com limite de um ingresso por pessoa.
O pianista Nahim Marun será o solista do concerto que vai levar o público para um passeio pelo mundo das possibilidades oferecidas por uma única composição musical. A obra “Variações Enigma”, composta em 1899 por Edward Elgar, abre o programa.
Responsável por consagrar o compositor internacionalmente, em “Variações Enigma” Elgar faz variações a partir de um tema e em cada uma delas ele retrata uma personalidade real de seu círculo de amigos, incluindo ele próprio, utilizando um tema inicial misterioso — o “enigma” — cuja identidade tem sido objeto de especulação por mais de um século.
“Nesse concerto, nós pegamos três obras diferentes onde esse conceito de variação é apresentado. Na primeira delas, o próprio compositor elabora uma ideia musical, a apresenta como um tema e depois faz 14 outras construções musicais baseadas nesse primeiro tema”, explicou o regente da Orquestra, maestro Abel Rocha.
De acordo com o maestro, uma das coisas mais importantes na escritura da música sinfônica é o conceito de temas e variações. Um tema é uma ideia musical que o compositor imagina, uma melodia acompanhada pela sonoridade de acordes tocada por cada instrumento. Já as variações são as diversas maneiras que o compositor pode reorganizar as ideias melódicas . Uma mesma melodia pode ser interpretada de muitas maneira diferentes.
Em seguida, a orquestra interpreta o Concerto nº 3 para Piano e Orquestra de Sergei Prokofiev, que é o mais popular dos concertos para piano deste compositor.
Interpretada pela primeira vez em 1921, a obra combina virtuosismo técnico com ironia e inventividade rítmica, explorando contrastes de humor e textura. “O segundo movimento apresenta o solista como expositor das variações do tema, sendo que a cada repetição o solista faz uma coisa nova, mas mudando a altura, mudando a velocidade, mudando as notas, mudando o colorido”, reforçou Abel Rocha
O concerto termina com a apresentação do icônico Bolero de Ravel (Maurice Ravel). Baseado em uma única melodia repetida obsessivamente, a peça cresce em intensidade por meio da orquestração progressiva. O ritmo constante de bolero espanhol sustenta uma fascinante metamorfose sonora, que culmina num clímax surpreendente. Um exemplo de repetição que se transforma, mantendo a identidade e desafiando a escuta.
Nahim Marun - Aclamado por suas "performances esplêndidas" (revista American Record Guide, EUA, 2001), por sua "vitalidade borbulhante" (revista Limelight, Austrália, 2020) e por sua "elegância musical" (revista Fórum-Opera, França, 2021), Nahim Marun vem realizando gravações de compositores brasileiros, do Romantismo aos dias de hoje , tais como Henrique Oswald, João Octaviano, Luciano Gallet, Heitor Villa-Lobos, Cláudio Santoro, Edino Krieger, Ronaldo Miranda, Eduardo Seincman, Alexandre Lunsqui e Flo Menezes.
Marun concluiu o Mestrado no The Mannes College of Music de Nova York e o Pós-Doutorado na Université Paris-Sorbonne (Paris-IV) e é professor Livre-Docente de piano na Universidade Estadual Paulista - UNESP - de São Paulo.
Entre seus prêmios estão “Melhor Solista do Ano” pela Associação Paulista de Críticos de Arte, o “Prêmio PROAC” da Secretaria de Cultura de São Paulo, o Prêmio Carlos Gomes e o Prêmio Concerto da Revista Concerto.
Ficha técnica
Orquestra Sinfônica de Santo André
Diretor artístico e regente: Abel Rocha
Solista: Nahim Marun (piano)
Serviço
Orquestra Sinfônica de Santo André - concerto de julho “ Temas & Variações – Transformações Musicais em Movimento”
Data: 27/07 (sábado), às 19h30 e 28/07 (domingo), às 11H
Local: Teatro Municipal Maestro Flavio Florence
Praça Quarto Centenário, nº 1 – Santo André
Ingressos gratuitos, distribuídos na bilheteria uma hora antes do espetáculo (Máximo de um ingresso por pessoa)
Paola Zanei
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Comunicação
Fonte: Secretaria de Cultura