Curso de pizzaiolo terminou nesta quarta-feira beneficiando 33 pessoas
Santo André, 24 de julho de 2025 – O segmento gastronômico, um dos que mais cresce em Santo André, ganhou um grupo de 33 pizzaiolos capacitados pelo Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) , em parceria com a prefeitura de Santo André e a Escola de Ouro Andreense para trabalhar nos estabelecimentos que atuam com esse tipo de produto. A última aula do curso presencial de pizzaiolo, que teve 15 horas de duração, aconteceu nesta quinta-feira (24), na sede do Sehal na Vila Bastos.
A iniciativa teve como foco a qualificação profissional voltada ao setor gastronômico, especialmente para atender à crescente demanda por mão de obra especializada na região. “A importância do curso e da parceria com o Sehal está em trazer soluções para o principal problema do setor, que é a falta de mão de obra qualificada. A Prefeitura atua com a qualificação e também na recolocação profissional, oferecendo oportunidades de geração de renda e até mesmo incentivando o empreendedorismo”, afirmou a Diretora de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernanda Parra. Ela ainda ressaltou que, por meio do CPTR (Centro Público de Trabalho e Renda), os participantes podem ser encaminhados para vagas no setor de alimentação.
Para o presidente do Sehal, o curso reforça o compromisso com a formação prática e atualizada dos profissionais, contribuindo para o fortalecimento do setor na região. “Com mais essa edição, o Sehal reforça seu papel como referência em qualificação na área de alimentação e hospitalidade no ABC”, disse o presidente do Sehal, Beto Moreira.
Ministrado pelo chef Wilson Ferreira, profissional com mais de 40 anos de experiência em gastronomia, o curso abordou técnicas modernas como a produção de massa de alta hidratação e longa fermentação — tendência atual do mercado. Os alunos aprenderam desde a preparação da massa e dos ingredientes até o uso correto do forno, com práticas que simularam o dia a dia em pizzarias e restaurantes.
Fonte: Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego