Construção dos sete microrreservatórios tem objetivo de mitigar problemas de alagamentos na região
Santo André, 18 de agosto de 2025 - A Prefeitura de Santo André vem aproveitando o período da estiagem, no qual as chuvas são menos frequentes, para realizar obras contra enchentes na região da Vila Pires.
As ruas Tucuruí, Armida, Caiapós, Alida, Cajuru, Icaraí e Santa Joana D’Arc (todas elas ao lado do curso do Córrego Guarará) foram selecionadas para receber as construções de sete microrreservatórios – em uma profundidade que varia entre 2,2 metros e 2,5 metros –, que servirão para armazenar até 4,7 milhões de litros d’água.
O prefeito Gilvan Ferreira e o secretário de Infraestrutura e Obras, Acacio Miranda, visitaram a evolução das obras do microrreservatório cuja construção está mais avançada, na Rua Tucuruí, com 33% de execução.
"As obras contra as enchentes estão acontecendo agora. São sete piscininhas, microrreservatórios na Vila Pires, uma área que historicamente sofre com problemas, mas a gente está trabalhando para mitigar, preparando a cidade para o futuro, mais resiliente", destacou Gilvan.
"Esse sistema de captação de água está integrado ao sistema de drenagem da cidade e, durante as chuvas, ele suga e armazena parte do volume dessa água até a bacia principal abaixar. Então isso vai aliviar um pouco a pressão sobre as ruas das nossas cidades, principalmente aqui na Vila Pires", destacou o secretário Acacio Miranda.
O investimento é de R$ 25,5 milhões e integra o Plano Municipal de Drenagem.
"Esses microrreservatórios fazem parte de um conjunto de obras de drenagem que vêm desde lá da [Avenida] Maurício de Medeiros e vão até a estação de bombeamento da Vila América", finalizou Acacio Miranda.