Santo André, 24 de novembro de 2025 – Esta segunda-feira (24) não foi uma segunda-feira comum para os empreendedores e empreendedoras que participaram do primeiro curso de empreendedorismo desenvolvido pelo Senac especialmente para os empreendedores da Incubadora Pública de Economia Solidária, a pedido da Prefeitura de Santo André. A turma, composta por 18 mulheres e um homem, festejou a chamada nominal de cada aluno para receber o certificado de conclusão de curso na cerimônia realizada no Salão Burle Marx, na Prefeitura.
“Nós temos um objetivo muito claro aqui na Secretaria de Desenvolvimento de Santo André que é atrair investimentos para gerar emprego e renda. Para isso a gente trabalha três pilares muito claros que são a melhoria do ambiente de negócios, melhorar a competitividade das empresas e fomentar uma cultura de inovação, qualificação e empreendedorismo. E esse trabalho que encerramos hoje, não só qualifica, mas desperta o talento que existe em cada um destes empreendedores, fazendo com que se tornem mais competitivos, se aprimorem e formalizem as suas empresas. Não é à toa que Santo André é a cidade que mais recebeu novas empresas neste ano, segundo o Data Sebrae", disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Evandro Banzato.
Desenvolvido pelos profissionais do Senac, a formação foi pensada de forma a atender exatamente as demandas dos incubados. Entre os temas que serão abordados estão formas de comercialização, a importância do trabalho em grupo, o que é marketing, como usar as mídias sociais e internet para vendas, entre outros. Para a realização e desenvolvimento do curso, que é gratuito para os empreendedores, a Prefeitura obteve recursos do Sine (Sistema Nacional do Emprego) do Ministério do Trabalho e Emprego.
As aulas aconteceram na unidade andreense do Senac, sempre às segundas-feiras, a partir de 22 de setembro, em encontros de 8 horas de duração. “O objetivo é o desenvolvimento ainda maior dos empreendimentos tanto no âmbito individual como coletivo. Eles receberão, além da orientação que o departamento já dá enquanto incubação, um conjunto de informações e dinâmicas que irão acrescentar muito no desenvolvimento do perfil de cada Incubado”, disse a diretora do Departamento de Apoio ao Trabalhador, Maria de Lourdes Lopes.
Fátima Regina Batista Santos, que confecciona bolsas a partir de calças jeans, unindo sustentabilidade e geração de renda, é uma das formandas do curso.. "Eu venho a um tempo trabalhando com artesanato, mas sem nenhuma formação. Eu sabia como fazer o meu produto, mas não sabia como vender, como tornar ele conhecido. Eu teria de fazer um curso de formação, mas esses cursos são caros. O artesão não consegue ter renda suficiente pra pagar uma formação, e a incubadora veio suprir essa necessidade”, afirmou.
A Incubadora Pública de Economia Solidária é uma política pública que oferece suporte técnico, formação e oportunidades de exposição para pequenos produtores locais. Os empreendimentos incubados, no segmento de artesanato e alimentos, contam com espaços para comercialização dos produtos, como a Feira da Incubadora, realizada às terças e quintas-feiras atrás da Catedral do Carmo, no Centro, e a Loja Experimental, localizada no Atrium Shopping, voltada ao segmento de artesanato. A unidade fica aberta no mesmo horário de funcionamento do centro de compras: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h.
Podem se inscrever moradores de Santo André que desenvolvam produtos artesanais, no segmentos de artesanato ou de alimentação. Para participar do processo seletivo, que está aberto, é necessário agendar uma entrevista pelos telefones 4459-7270 ou 4459-7273
Fonte: Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego
Autor: Paola ZaneiFormação foi desenvolvida a pedido da Prefeitura com verba do Ministério do Trabalho e Emprego; alunos receberam certificado nesta segunda-feira