Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Santo André e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal de Santo André
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Notícias
NOV
24
24 NOV 2025
PROCON
Procon Santo André orienta consumidores sobre compras na Black Friday
receba notícias
Neste período, fraudes e golpes tendem a se intensificar; órgão de defesa do consumidor alerta para aquisição de produtos com consciência e segurança
Santo André, 24 de novembro de 2025 - A Black Friday, uma das datas mais importantes do ano para o comércio, chega nesta sexta-feira (28) com aumento no número de promoções e ofertas tentadoras. Mas, para que os consumidores evitem cair em fraudes e golpes, o Procon Santo André traz algumas dicas para evitar prejuízos.
 
“Em pesquisas realizadas pela Fundação Procon São Paulo nos últimos anos, observamos que cerca de 35% das reclamações durante a Black Friday envolvem problemas com promoções falsas, sites fraudulentos ou serviços não prestados. Em 2022 e 2023, mais de duas mil queixas foram registradas, muitas relacionadas a práticas enganosas de empresas que oferecem descontos aparentemente irresistíveis, mas que, na realidade, não representam uma redução real no valor do produto ou serviço”, destaca a diretora do Procon Santo André, Aline Romanholli.
 
A primeira dica fundamental é monitorar os preços com antecedência. “Quando o consumidor sabe o preço médio de um produto, fica muito mais fácil identificar se aquele ‘superdesconto’ é real ou se trata de uma tática de marketing disfarçada”, enfatiza Aline. 
 
Aplicativos e sites de comparação de preços podem ser grandes aliados neste processo, ajudando o consumidor a verificar se o valor está de fato abaixo do usual. Na hora da compra, deve-se desconfiar de ofertas que prometem descontos muito altos, especialmente quando ultrapassam 60%, pois, muitas vezes, trata-se de uma manobra para atrair compras rápidas e impulsivas.
 
Além disso, é fundamental verificar a credibilidade dos sites. É importante certificar se o endereço da loja contém o CNPJ, endereço físico e meios de contato claros, como telefone ou e-mail. 
 
Sites sem essas informações, ou com informações duvidosas, devem ser evitados. Também é importante desconfiar de links enviados por e-mail, SMS ou redes sociais, especialmente aqueles com pressões para fechar a compra rapidamente, uma tática muito comum utilizada por golpistas.
 
Outro ponto de destaque das compras on-line é o direito de arrependimento, previsto no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, que garante ao consumidor o direito de desistir da compra no prazo de sete dias a contar da assinatura do contrato ou do recebimento do produto ou serviço. 
 
“Isso significa que, se você se arrepender da compra realizada na Black Friday, tem o direito de devolver o produto e receber o valor pago de volta, sem custos adicionais, desde que cumpra o prazo estabelecido”, reforça a diretora do Procon Santo André.
 
Além disso, o Código de Defesa do Consumidor também assegura que, em compras feitas on-line, o fornecedor é obrigado a oferecer todas as informações claras sobre o produto ou serviço, como preço, características, condições de pagamento e política de trocas ou devoluções. Se esses direitos não forem respeitados, o consumidor pode exigir a reparação, seja por meio de troca do produto ou até mesmo o reembolso integral.
 
Outra recomendação é optar por meios de pagamento seguros, como cartão de crédito ou plataformas de pagamento conhecidas, que oferecem maior proteção ao consumidor em caso de problemas com a compra. O ideal é evitar realizar pagamentos diretamente via Pix, especialmente para pessoas físicas ou em sites sem garantias de segurança.
 
A transparência nas políticas de troca e devolução também é um ponto crucial. O consumidor deve verificar se a loja oferece essas informações de forma clara e visível. Um bom atendimento pós-venda é um indicativo de uma empresa séria e comprometida com os direitos do consumidor. 
 
Caso a compra não saia conforme o esperado é importante ter comprovantes de pagamento e comunicação com o vendedor para garantir que o consumidor possa reivindicar seus direitos.
 
Com um planejamento antecipado, pesquisa de preços e a escolha de fornecedores confiáveis, é possível aproveitar as ofertas com segurança e garantir uma experiência de compra positiva e sem surpresas.
 
“Aqui no Procon Santo André, estamos atentos e preparados para orientar os consumidores durante essa temporada. Estamos de olho nas possíveis irregularidades que podem ocorrer, e nosso trabalho é fiscalizar e garantir que as leis de defesa do consumidor sejam cumpridas. Consumidor consciente é, sem dúvida, consumidor informado. E, com a inovação e a tecnologia, nunca foi tão fácil estar atualizado sobre os melhores preços, promoções seguras e as práticas de mercado”, conclui Aline Romanholli.
 
Atendimento - Em caso de dúvidas, orientações, denúncias e reclamações, o munícipe pode entrar em contato enviando e-mail para o endereço  procon@santoandre.sp.gov.br.
 
Os atendimentos presenciais no Procon Santo André são realizados de segunda a sexta, das 8h às 16h, mediante agendamento pelo link http://www.santoandre.sp.gov.br/agendamento. Os munícipes podem entrar em contato ainda pelo número 3356-9200 para mais informações.
 
Autor: Caroline Terzi
Seta
Versão do Sistema: 3.4.4 - 23/07/2025
Copyright Instar - 2006-2025. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia