A grande procura por parte do público nesta época de férias escolares fez com que a Sabina Escola Parque do Conhecimento de Santo André prorrogasse até 30 de julho o período em que fica aberta para visitação durante a semana. Inicialmente, a temporada de férias na Sabina deveria terminar na sexta-feira (23). Durante o ano letivo, entre terça e sexta-feira, o espaço é voltado exclusivamente para escolas agendadas.
A prorrogação do prazo para a visitação durante a semana chega acompanhada de novidade. Entre os dias 20 de julho e 1 de agosto, oficinas repletas de conhecimento científicos, atividades lúdicas para os menores e contação de história prometem tornar o passeio da garotada ainda mais divertido. E não é preciso fazer inscrições antecipadas.
Algumas atividades, inclusive, têm caráter surpresa. Ou seja, sem horário agendado, o visitante que estiver no local é convidado a participar, como é o caso de Sombras na Sabina, em que os monitores começam a interagir com os visitantes imitando os seus gestos e depois os convidam para breve demonstração de experiências químicas. Também sem horário previamente marcado ocorre a oficina voltada para o ensinamento de como fazer uma pipa e sua rabiola. Também são abordados conceitos físicos e históricos e a conscientização das crianças sobre os perigos da prática e os cuidados a serem tomados.
As oficinas Física e reciclagem, que ensina as crianças a fabricarem brinquedos com material reciclável e os conceitos da física desta brincadeira, Tintas com pigmentação natural, Dobraduras, Confecção de brinquedos pedagógicos e Caça ao conhecimento são opções com horários e datas pré-estabelecidas (Veja abaixo a programação).
Os pequenos com até 4 anos de idade podem usar o espaço Traquitanas para pintar o rosto e aprender a fazer esculturas com balões. Para a Contação de história, baseada em temas do folclore, estão programadas oficinas às 11h e às 15h nos dias 22, 24 e 25 de julho.
A Sabina
O complexo arquitetônico de 8,2 mil m² criado pelo premiado arquiteto Paulo Mendes da Rocha abriga, entre outras atrações, réplicas de animais pré-históricos, incluindo a única em tamanho natural de fóssil de Tyranossaurus Rex, com mais de 12m de comprimento e 80% de sua ossatura. Há ainda robô de ceratosaurus nasicornis, de 6m, o qual se movimenta e emite sons, e outro de um pterossauro, de nome Anhanguera, que sobrevoa os visitantes da Escola Parque.
Na Sabina, crianças e adultos podem apreciar os simpáticos pinguins de Magalhães, os tubarões lixa, as moréias do aquário e as serpentes do serpentário. Podem ainda sentir as texturas de raias viola de cara curta, dos ouriços-pindá e dos pepinos do mar no tanque de contato. O público tem a chance de conhecer o interior do corpo humano por meio de uma boneca, de 12m de comprimento, chamada Nina. Como se fosse um alimento, o visitante passa pelos diversos compartimentos do sistema digestório até o fim dos intestinos, quando escorrega para a saída.
Outra atração é a nave simuladora, responsável por fazer o visitante ‘viajar’ de Santo André até o litoral paulista, terminando o ‘passeio’ com mergulho simulado no fundo do mar para ver os habitantes da preservada Laje de Santos. Ainda no patamar das experiências improváveis, outro simulador, chamado Fúria da Natureza, possibilita ao visitante o contato com fenômenos como furacões, vulcões e terremotos por meio de plataforma bem segura.
O túnel da Criação do Universo, com 23m e seis salas, mostra o mundo antes da vida e o surgimento do universo. O espaço reserva ainda, entre outras atrações, a possibilidade de exploração de 60 experimentos de ótica, acústica, eletricidade, magnetismo, mecânica e termodinâmica, incluindo o famoso Gerador de Van Der Graaf, que deixa os cabelos em pé. Para os pequenos, com idade abaixo de quatro anos, a Sabina reserva espaço especial, colorido e com brinquedos apropriados para a faixa etária.
e veja a programação e os horários das oficinas.
Serviço
Sabina Escola Parque do Conhecimento de Santo André
Endereço: Rua Juquiá, s/nº, Bairro Paraíso (entrada na altura do nº 135).
Ingressos: Grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 10, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 65 anos
Horário de Funcionamento: das 9 h às 17h, com fechamento da bilheteria às 16h.
Informações: (11) 4422-2001
Paola Bonilha