[img_assist|nid=2506|title=Destocador em funcionamento|desc=|link=node|align=left|width=640|height=479]As árvores que são removidas ou recolhidas em Santo André não vão para o aterro sanitário nem são desperdiçadas: são recicladas para fabricação de brinquedos, mobiliário urbano ou composto orgânico, que vai adubar praças e áreas verdes da cidade. O serviço é realizado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Sosp), por meio do departamento de Parques e Áreas Verdes (Dpav).
A remoção de cada árvore ocorre em três etapas: poda, retirada do tronco e destoca. Depois da poda, os galhos são levados ao Parque Guaraciaba onde são reduzidos a lascas por equipamento de nome “picador”. Após certo tempo de maturação, essa matéria orgânica é distribuída nos parques da cidade, melhorando a qualidade do solo.
O tronco é levado para a linha de produção da Fabrinque (Fábrica de Brinquedos Municipal) para confecção de brinquedos e de mobiliário urbano. Um aparelho de nome “destocador” (fotos) transforma o toco remanescente nas calçadas em cavaco ou serragem, ideal para recobrir pistas de cooper e trilhas.
Das 320 solicitações que chegam mensalmente à Prefeitura para remoção de espécies, cerca de 80 são aprovadas. “A remoção ocorre somente em algumas situações, como obstrução de entrada de veículos na construção de garagem ou perigo de queda. Nos demais casos, técnicos do Depav analisam a possibilidade de remoção ou de transplante para outra área verde”, afirmou Alberto Rodrigues Casalinho, secretário da Sosp.
Plantio de novas espécies
De fevereiro a junho, o Depav plantou aproximadamente 1.500 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica na cidade, utilizando grande diversidade de espécies para dificultar o aparecimento de pragas e doenças, com florescimentos e frutificações em diferentes épocas do ano para beneficio da fauna. Para cada região do município é feito um plano de estudo, respeitando as características do local e a recuperação da fauna silvestre nativa.
“O departamento trabalha ainda com projetos de educação ambiental, os quais atendem a escolas, empresas e entidades particulares, e com o programa Adote Uma Árvore, por meio do qual o responsável assume a conservação de determinado espaço, mostrando que ali existe responsabilidade social com a comunidade”, concluiu o secretário.
Os interessados nesses projetos podem entrar em contato com o departamento por meio do Fone Fácil da Prefeitura: 0800-0191944.
Célia Santos