A 10ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba consagrou-se como grande sucesso de público e superou as expectativas. Mais de 110 mil pessoas passaram pela vila histórica de Santo André durante três finais de semana.
Não faltou nenhum ingrediente para o sucesso do evento: dias ensolarados, friozinho ao cair da tarde, boa comida, excelentes atrações musicais e a famosa neblina – marca do local –, que apareceu em todos os dias. Nem a garoa insistente do dia 18 tirou a animação dos visitantes.
O primeiro fim de semana (dias 10 e 11), programado como aquecimento para os demais dias, teve shows de Maria Cristina, Vânia Bastos, Banda Lagunna, Maria Leite, Patrick Dimont e Milton Guedes.
Léo Maia, Fernanda Porto e Ed Motta foram os grandes nomes do sábado (17). No domingo (18), as principais atrações ficaram sob responsabilidade da Orquestra Sinfônica de Santo André, de Ana Cañas, de Igor Prado e de Zeca Baleiro.
[img_assist|nid=2568|title=Público aproveitou dia ensolarado para visitar vila ferroviária|desc=|link=node|align=left|width=400|height=266]Já no último fim de semana, Isabella Taviani e Zélia Duncan foram os destaques do dia 24. As cantoras protagonizaram um dos grandes momentos do festival, quando dividiram o palco do campo para interpretar duas músicas no fim do show de Zélia Duncan, presenteando o público que lotou o espaço.
No domingo (25), New Orleans Jazz Band, Bruna Caram, Irmandade do Blues e Maria Rita subiram aos palcos montados na vila. Neste dia, 35 mil pessoas (mais do que o dobro da expectativa) prestigiaram o evento.
O Fip também garantiu espaço para os novos talentos da música e de outras artes da região do Grande ABC. Nesta edição foi criado o palco Revelações, no Clube Lyra, que contou com apresentações de Juliana Lima (dia 17), Eder Palmieri (18), Roberta Tiepo (24) e Thais Helena (25).
Espaço Criança
O público infantil também foi contemplado durante o Festival de Inverno de Paranapiacaba com o Espaço Criança, instalado no prédio da Biblioteca. No local foram concentradas atrações como música, contação de histórias e oficina Brinca Ciência – realizada pela Sabina, Parque Escola do Conhecimento.
Outra atração do Espaço Criança foi a exposição interativa Livro-Arte, com livros criados pelos participantes do projeto homônimo, da rede de bibliotecas de Santo André. Havia também brinquedoteca, fraldário e atividades de recreação com o pessoal do Expresso Lazer.
A décima edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba foi uma realização da Prefeitura de Santo André em parceria com o Sesc. A galeria completa de fotos pode ser conferida no site www.santoandre.sp.gov.br/fip2010.
Daniela Mian