A equipe de vôlei masculino do Santo André/Spread estreia no Campeonato Paulista, Divisão Especial, neste [img_assist|nid=2956|title= (1) – Juarez (4), Vinicius (11) e Bernardo (15) ficaram na equipe para a temporada 2010/20|desc=|link=node|align=left|width=200|height=320]sábado (14), às 16h, contra o Pinheiros/Sky, do levantador Marcelinho e do meio de rede Gustavo Endres, no Esporte Clube Pinheiros, na capital paulista. A partida marca o início da temporada 2010/2011 para o time do ABC.
O Santo André/Spread continua sob o comando do técnico Marcelo Antônio Madeira, o Madeira, e seu assistente técnico Celso André Mariano, o Celsinho, os quais dirigiram o time nas últimas competições. Ambos são remanescentes da vitoriosa equipe da Pirelli, nos anos 80.
O torcedor andreense verá um time bem diferente em relação ao ano passado. A receita para esta temporada será a mescla de jovens talentos e a experiência de alguns atletas, como o ponta Orlando, que também atuou nos tempos da Pirelli. Entre as novidades estão os experientes meio de rede Paulão (ex-Vitória/Alvarez) e o oposto Alan (ex-Vôlei Futuro).
Com relação aos jovens, destaque para o levantador Bernardo, que jogou em 2009/2010 por Santo André e se revezou na armação da equipe. Entre as caras novas, o meio de rede Matheus, de apenas 18 anos, é uma das apostas da comissão técnica. “Ele tem 2,08m e teve convocações para a seleção brasileira juvenil. Precisa de maior bagagem, mas tem tudo para ser nosso paredão no meio”, comentou Madeira.
A equipe de Santo André tem média de 24,5 anos e 1,98m de altura. O elenco para a temporada 2010/2011 é composto pelos levantadores Bernardo Assis (22) e Jonathan Danilo Holzmann (25); pelos pontas Juarez Leal (22), Gabriel Malvezi (18), Orlando Araujo (38) e Rudinei Boff (23); pelos meios de rede Matheus Alejandro (18) e Paulo Trautimann (33); pelos opostos Vinicius Callegaro (22) e Alan Soares (28); e pelo líbero Alan Veríssimo (20). A comissão técnica trabalha para fechar com mais um atleta na próxima semana.
O Paulistão será disputado pelo SESI/SP (atual campeão), BMG/São Bernardo, Climed-Spani/Atibaia, Medley/Campinas, Pinheiros/Sky, São Caetano/Tamoyo e Vôlei Futuro. O Estadual, disputado até dezembro, é o principal campeonato regional do país. Logo em seguida começa a Superliga, na qual Santo André já está inscrito.
De olho no futuro
A temporada 2010/2011 deve ser marco de mudanças para Santo André. Dentro da política de fomentar a prática esportiva e fortalecer as categorias de base, a cidade deve contar com categorias menores em 2011.
”Perdemos há alguns anos o trabalho de base no vôlei. Sendo assim, não estimulamos a prática da modalidade ou formação de atletas e cidadãos. Vamos resgatar isso”, declarou o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Edson Salvo Melo. “Temos a ideia de manter a base e o adulto”, completou.
O vôlei brasileiro é um dos mais vitoriosos do mundo. A estrutura da modalidade se valorizou na mesma proporção, incluindo valores como taxa de arbitragem e auxílio a atletas, entre outros. Algumas equipes do país chegam a investir mais de R$ 10 milhões em um ano.
“Se alguém mostrar que o investimento e o trabalho com a base não traz bons frutos, podemos mudar a filosofia. Mas a história mostra que grandes trabalhos no esporte começaram com forte trabalho com a base”, explicou Almir Padalino, diretor de Esporte do município.
[img_assist|nid=2959|title=O ponta Orlando, um dos líderes da equipe, é observado pelo técnico Madeira|desc=|link=node|align=center|width=640|height=426]
SERVIÇO:
Campeonato Paulista da Divisão Especial 2010
Santo André/Spread x Pinheiros/Sky
Data: 14 de agosto de 2010, às 16h
Local: Ginásio Henrique Villaboin(Rua Hans Nobling, s/nº, Pinheiros, São Paulo, SP)