[img_assist|nid=2992|title=Prefeito Dr. Aidan Ravin vacina criança contra a paralisia infantil|desc=|link=node|align=left|width=304|height=229]Neste sábado (14), a Secretaria de Saúde de Santo André, por meio do Departamento de Vigilância à Saúde, promove a segunda etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite) para crianças com idade entre zero e cinco anos incompletos. A ação, que acontece até 17h em todas as Unidades de Saúde e em diversos postos volantes do município, contou com a participação do prefeito Dr. Aidan Ravin, que percorreu alguns pontos da cidade. "Essa campanha é muito importante. Em todos os pontos pelos quais passei pude ver as famílias participando. Só com essa mobilização conseguiremos erradicar a doença", afirmou o prefeito.
A meta é alcançar 95% da população do município nesta faixa etária, o que corresponde a 40.533 crianças. A iniciativa também é uma oportunidade para que os pais ou responsáveis atualizem os cartões de vacinas em atraso.
Além da imunização em mais de 90 locais, o personagem símbolo da campanha, o Zé Gotinha, percorreu os bairros da cidade com a Carreata do Zé Gotinha e amigos. Além disso, houve ações educativas e de mobilização na Praça do Quitandinha (Rua Coronel Oliveira Lima). No Jardim Carla, onde foi montado o Expresso Lazer, com diversas atrações para as crianças, a movimentação também era intensa.
Segundo levantamento da Secretaria Estadual de Saúde, há mais de 20 anos São Paulo não registra casos de paralisia infantil. No entanto, a vacinação continua importante pois o vírus da poliomelite ainda circula em países da África e da Ásia, representando ameaça à população mundial.
Causada pelo poliovírus selvagem, a doença é caracterizada por febre, mal-estar, cefaleia e pode gerar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.
Dimitrios Perez