O frio não foi suficiente para espantar 150 crianças com idade entre seis e sete anos, alunas de 18 Escolas Municipais [img_assist|nid=2945|title=Setenta e sete crianças da rede municipal de ensino vão receber óculos gratuitamente |desc=|link=node|align=right|width=640|height=427]de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeiefs) de Santo André, que passaram por exames oftamológicos neste domingo (15) durante a quinta edição do programa Educando com Visão. Realizada pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação e o Rotary Clube, a ação aconteceu no Centro de Especialidades I e contribuiu para que fosse detectada a necessidade do uso de óculos em 77 alunos. Outros 12 foram encaminhados para a realização de teste ortóptico em outra data no próprio Centro de Especialidades I e apenas três casos mais complexos precisarão de tratamento na Fundação ABC. Os óculos, gratuitos, serão entregues em um prazo de até 30 dias.
Um ponto positivo da atividade é que a Secretaria de Educação fornece o transporte para que os pais não precisem se preocupar em levar as crianças até o local onde ela é oferecida. "A dificuldade em enxergar pode provocar muito problema no aprendizado das crianças, por isso tanto os pais quanto os professores precisam ficar atentos", destaca a secretária Cleide Bauab Eid Bochixio.
Para Arnaldo Augusto Pereira, secretário de Saúde de Santo André, a ação representa um salto de qualidade no atendimento oftalmológico na cidade, focado na prevenção. “A prevenção é a chave do sucesso deste programa. Aliada à disponibilização dos óculos para as crianças, daremos condições de aprendizado e saúde dignas a estes alunos”, finalizou.
A iniciativa, que acontece desde 2009, tem início dentro das classes com os professores da rede municipal de ensino, atentos para detectar qualquer dificuldade na visão das crianças. Sempre que o professor percebe o problema, o aluno passa por um exame preliminar em sala de aula e a criança com a mínima suspeita de dificuldade para enxergar é encaminhada para a força-tarefa do programa. O último passo é a entrega dos óculos de grau para as crianças. A iniciativa já proporcionou, nas edições anteriores do programa, exames de vista gratuitos a 633 crianças, sendo que 304 destas receberam óculos sem pagar nada. Ao todo, outras 52 foram encaminhadas para tratamento e acompanhamento pela Fundação.
Paola Zanei Bonilha