A adoção pelos municípios de materiais didáticos e de sistemas de ensino estruturados tem impacto positivo no desempenho dos alunos na Prova Brasil. Os dados fazem parte da pesquisa Sala de Aula Estruturada – O impacto do uso de sistemas de ensino nos resultados da Prova Brasil, realizada pela Fundação Lemann, instituição voltada para ações que promovam o desenvolvimento da Educação. Detalhes sobre este levantamento serão apresentados aos professores da rede municipal de ensino de Santo André na sexta-feira (20), no Centro de Formação de Professores, às 8h30.
Santo André deu início este ano ao processo de formulação de seu material didático para os alunos do ensino fundamental. Para a secretária de Educação, Cleide Bauab Eid Bochixio, a palestra trará novas e valiosas informações sobre a importância do uso de sistema estruturado de ensino. A sondagem comprovou que as notas dos alunos que estudam com sistema de ensino estruturado aumentam, em média, cinco pontos nas provas de Matemática e de Língua Portuguesa.
Para chegar a estes resultados, a pesquisa comparou o desempenho das cidades nas Prova Brasil de 2005 e 2007, separando em grupos municípios que adotam o sistema de ensino, cidades que não utilizam o recurso e também as que aderiram ao material didático no meio deste período. O Estado de São Paulo é formado por 645 municípios, dentre os quais 291 usam sistemas regulares de ensino, sejam privados ou públicos, o que representa 46% das cidades e 50% das matrículas do Estado.
“A utilização de sistema de ensino deixa a sala de aula mais organizada, e os alunos mais confiantes e com autoestima elevada, além de dar mais segurança aos professores que possam não estar bem preparados para o ensino da matéria”, explica a palestrante Ilona Becskchazy, diretora executiva da Fundação Lemann. Ilona frisa que ao contrário de amarrar o professor, como argumentam alguns opositores do uso de material didático, os sistemas de ensino preparam o docente com a melhor forma de passar o conteúdo para os alunos. Ela acrescenta que a discussão sobre o uso de material didático pelo município abrange ainda outras questões como o de direitos autorais que também serão abordados na palestra.
Formadores do Saber
A Secretaria de Educação de Santo André está formulando material didático específico para as propostas do município, com objetivo de implementar sua versão preliminar no início de 2011. A tarefa, que vai resultar em quatro ‘cadernos’ por ano para cada uma das cinco séries, contará com a participação da Fundação Santo André na elaboração e desenvolvimento dos conteúdos, em um projeto chamado Formadores do Saber. Para isso, serão envolvidos os cerca de 700 professores que atuam na rede com alunos do ensino fundamental.
O processo será composto por reuniões para discussão e cursos de formação, bem como pelo Portal do Educador, desenvolvido especialmente para o município, por meio do qual será possível a capacitação dos profissionais e sua participação ativa na formulação do material com sugestões e críticas, criando diálogo ininterrupto com a equipe que confeccionará o material. A versão definitiva deve chegar aos alunos em 2012. Cada estudante receberá quatro ‘cadernos’ por ano, um para cada bimestre, contendo cerca de 250 páginas e contemplando todas as áreas do conhecimento.
SERVIÇO:
Palestra Sala de Aula Estruturada – O impacto do uso de sistemas de ensino nos resultados da Prova Brasil
Data: 20 de agosto de 2010, às 8h30
Local: Centro de Formação de Professores Clarice Lispector (Rua Tirol, nº 5, Vila Matarazzo, travessa da rua Columbia)
Paola Zanei Bonilha