Com a chegada nesta semana de mais nove ônibus adaptados, sobe para 81 o número de veículos com acessibilidade em Santo André. A frota municipal, com 400 ônibus, é gerenciada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Sosp), por meio da Santo André Transportes (SA-Trans).
Os veículos são dotados de elevadores para facilitar o acesso de pessoas com deficiência física, de espaços para acomodar cadeira de rodas e cão-guia e assentos destinados às pessoas obesas. Para operar os elevadores no embarque e desembarque de passageiros, os motoristas recebem treinamento específico e cursos de reciclagem.
A cidade oferece 48 linhas de ônibus que transportam cerca de cinco milhões de pessoas por mês. São mais de 2,4 milhões de quilômetros rodados nesse período. Para garantir maior comodidade de quem aguarda o transporte público, já foram instalados 788 novos abrigos no município.
Segundo o secretário da Sosp, Alberto Rodrigues Casalinho, Santo André possuiu uma das frotas mais novas da região metropolitana com idade média de 3,25 anos. “Uma de nossas metas é renovar toda a frota, garantindo à população 100% de ônibus acessíveis”.
Célia Sandreschi dos Santos