A equipe de nutrição do Banco Municipal de Alimentos andreense (BA), com o apoio da Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André (Craisa), traz novidades sobre cursos de boas práticas alimentares. A partir desta sexta-feira (20), crianças das creches cadastradas no programa bem como instituições que tenham algum vínculo com o público infantil também serão beneficiadas com a ação, antes destinada somente a adultos que preparam refeições, atuantes nos membros cadastrados.
A primeira atividade para crianças, prevista para receber 60 participantes, ocorre nesta sexta-feira (20), às 9h, na Cozinha Comunitária da Casa Assistencial e Educacional Amor ao Próximo (Caap – Rua Alexandre Ribeiro, 100 – Jardim Utinga), entidade da sociedade civil sem fins lucrativos na área da assistência social e educação. Sua missão é resgatar a cidadania e valorizar os excluídos.
Os cursos, de caráter educacional, fazem parte de um ciclo que a equipe de nutrição do BA realiza desde 2001 para as 129 entidades cadastradas. A ação, antes periódica, tornou-se permanente neste mês. Só em 2009 mais de mil pessoas foram beneficiadas com o projeto.
“A equipe de nutrição do BA ensina alternativas para usar os alimentos de maneira integral. As pessoas são beneficiadas na medida em que encontram alternativas saudáveis se alimentando bem”, explica a nutricionista responsável pelo BA, Patrícia Cibele da Rocha Veras.
Entre os principais temas trabalhados durante as aulas estão aproveitamento integral de alimentos, higiene e manipulação, oficinas de culinária com receitas econômicas, alimentação saudável, desperdício e elaboração de cardápios. As atividades, com duração média de duas horas, são ministradas por estagiários de nutrição do BA sob a orientação de nutricionistas.
Confira abaixo uma das receitas que serão trabalhadas durante a primeira oficina para crianças.
Beijinho de cenoura
Ingredientes:
1 pacote de côco ralado (100g)
3 cenouras médias raladas (350g)
3 xícaras (chá) de açúcar refinado (450g)
cravo e canela em pó a gosto
açúcar cristal ou refinado para passar os docinhos
Preparo:
Cozinhe em fogo brando o côco ralado, a cenoura, o açúcar, o cravo e a canela em pó. Mexa sem parar até que desgrude da panela. Retire do fogo e deixe esfriar. Enrole e passe em açúcar refinado ou cristal
Banco de Alimentos
Criado em 2000, o Banco de Alimentos é administrado pela Secretaria de Gabinete, por meio do Fundo Social de Solidariedade, e conta com as colaborações da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) e da Secretaria de Inclusão Social.
O programa coleta, junto aos setores de alimentos, produtos próprios para o consumo, mas que não são comercializados. Os gêneros doados são selecionados e entregues gratuitamente às entidades sociais cadastradas. A atuação do Banco não se limita apenas à distribuição de produtos, mas também assegura o consumo saudável dos alimentos, além de promover cursos nutricionais ministrados por profissionais da autarquia. Obtenha mais informações sobre doação de alimentos pelo telefone (11) 4996-9500, ramal 2030.
SERVIÇO:
Cursos de boas práticas alimentares
Locais: 129 instituições cadastradas no Banco de Alimentos
Data: permanente.Informações: (11) 4996-9500 – ramal 2030.
Elieuda Queiroz