[img_assist|nid=3172|title=Na última edição da feira, 31 animais de estimação ganharam um lar|desc=|link=node|align=left|width=311|height=275]O Departamento de Vigilância à Saúde (DVS) de Santo André, por meio da Gerência de Controle de Zoonoses (GCZ), realizou no último domingo (29), no Parque Central, mais uma edição da Feira de Adoção Gratuita de Animais, a Adotanimal. No total, 31 animais de estimação – dos quais dez cães adultos e cinco gatos – ganharam um lar.
Foram adotados 26 filhotes e cinco cães adultos. O número foi bastante expressivo, e o grande trunfo foi a adoção dos animais adultos, já que a maioria prefere adotar animais ainda filhotes. O diretor do Departamento de Vigilância à Saúde, Nelson da Silva Oliveira Filho, ressaltou o feito desta edição do evento.
“A feira realizada ontem no Parque Central atendeu plenamente seu objetivo, tendo em vista que os animais adultos adotados permaneceram muito tempo no canil, sendo que um deles, por exemplo, estava lá havia quatro anos”, explicou.
Os animais adotados saíram da feira com Registro Geral de Animal (RGA), cadastrado em nome do dono. Os cães e gatos já estavam castrados, vacinados, vermifugados, de banho tomado e com antipulgas. A equipe que trabalhou na feira foi formada por 12 profissionais do DVS, voluntários e parceiros em atividades educativas e de posse responsável, além de funcionários do Departamento de Parques e Áreas Verdes (Dpav) e da Guarda Civil Municipal (GCM).
No ano passado, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) doou 135 gatos e 361 cães para a realização do evento, número considerado expressivo. O Adotanimal vem crescendo a cada edição, assim como a quantidade de animais adotados. Para consumar a adoção, os donos deveriam ter mais de 18 anos, apresentar RG, CPF e comprovante de endereço, além de passar por entrevista com uma das veterinárias do CCZ.
Daniel Betega