A Prefeitura de Santo André, por meio do Departamento de Vigilância à Saúde (DVS), da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (11) uma grande ação de combate à dengue em oito bairros da cidade. No total, 36 [img_assist|nid=3378|title=Programa Cidade Interativa é recebido com carinho pela população|desc=|link=node|align=left|width=640|height=528]agentes, oito supervisores e oito coordenadores percorrerão o Jardim Alvorada, Jardim Cristiane, Las Vegas, Vila Linda, Jardim Milena, Jardim Stella, Jardim Oriental e Jamaica, visitando as residências na busca de larvas do Aedes Aegypti, mosquito causador da doença.
Além de ação educativa, as equipes farão vistorias para o controle de pragas urbanas. No total, mais de 36 quarteirões serão trabalhados sem descanso, impedindo que o mosquito da dengue se propague.
A administração municipal andreense trabalha com calendário pré-definido de combate à doença. Durante todo o ano, sem interrupções, as ações são aliadas a visitas diárias das equipes do DVS a feiras livres e pontos específicos da cidade.
Como funciona o Cidade Interativa
Representantes do programa inovador da Prefeitura de Santo André realizam pesquisa com os moradores da região para levantar as principais demandas dos bairros. Com base nessas informações, a administração mobiliza as áreas responsáveis para executar as ações solicitadas.
Os serviços mais complexos são analisados e seguem para planejamento e orçamento próprios. Os moradores podem acompanhar a todas as etapas do programa pelo site , participando, inclusive, com sugestões e críticas.
No final, a Prefeitura disponibiliza todos os dados resultantes das intervenções realizadas, resumidamente, por bairro. O Cidade Interativa tem duração aproximada de um mês em cada um dos setores que atende.
Sintomas
Na chamada dengue clássica, os sintomas mais comuns são febre, moleza, cansaço, dores pelo corpo, nos olhos, cansaço, perda de apetite, náuseas, tonturas, vômitos e dor de cabeça. Podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, haver sangramento.
É importante salientar que ao primeiro sinal dos sintomas descritos é preciso procurar uma das Unidades de Saúde do município para o efetivo diagnóstico e tratamento.
Daniel Betega