Professor, técnico e atleta. Três em um. Foi com essas dificuldades e obstáculos que o mestre Marcelo Silva Santos conquistou no último domingo (5) o pentacampeonato brasileiro de taekwondo master ao bater Fábio Augusto, de Pernambuco, na categoria até 63 kg, de 36 a 40 anos. O atleta andreense foi vencedor das competições do país em 2003, 2004, 2006 e 2007. Santos, que vive as dificuldades comuns de trabalhar com uma modalidade pouco difundida no país, é exemplo. O Taekowndo entrou oficialmente no programa olímpico nos Jogos de 2000, na Austrália.
Como professor de taekwondo, atua em nove Centros Educacionais de Santo André (Cesas), pertencentes à Prefeitura da cidade, estimulando a prática esportiva e difundido a modalidade a cerca de 300 crianças da cidade. “Os participantes do projeto nos Cesas também marcam presença em competições. Temos a Carolina, faixa verde de 15 anos, que foi ouro no Paulista juvenil”, comemora o educador.
Durante todo o ano, Santos ocupa paralelamente a função de coordenador e técnico das equipes competitivas da modalidade em Santo André. “Temos uma equipe boa, porém jovem. Nas cinco etapas do Campeonato Paulista fomos campeões em algumas etapas com a Giovana Berner, Felipe Cirino, Valter Berto, Patricia de Lima, Alan de Castro, Alex Pinheiro e Priscila Sainsonas. Muitos são oriundos do trabalho que desenvolvemos nas escolinhas,” explica o mestre.
E é justamente com sua atuação no Campeonato Paulista, ao sagrar-se campeão em três das cinco etapas, que o atleta conquistou o direito de participar do Brasileiro. “É diferente de anos atrás. Os atletas evoluíram muito. Não existe luta fácil nesse nível”, analisa.
A Confederação Brasileira de Taekowndo (CBTKD) determina que o representante do Brasil nos Jogos Mundiais de Taekwondo Master, que será realizado em outubro de 2011, é o líder do ranking nacional. O Campeonato Brasileiro soma dez pontos e a Copa do Brasil, no próximo mês de outubro, em Maringá (PR), soma outros dez. Com o título, Santos é líder da categoria master até 63 kg. A equipe brasileira ainda deve participar no ano que vem do US Open, em Las Vegas, do Alemanha Open, em Hamburgo, e Argentina Open.
Thiago Oliveira