A operação realizada neste fim de semana pela Prefeitura de Santo André na Vila Bastos, por meio da [img_assist|nid=3407|title=Operação conjunta entre Guarda Civil Municipal e polícias Militar e Civil coibiu furtos na Vila Bastos|desc=|link=node|align=left|width=425|height=640]Secretaria de Segurança Pública Urbana e Trânsito (SSPUT) e Guarda Civil Municipal (GCM), em parceria com os comandos das polícias Militar e Civil, obteve êxito. Das 20h de sexta-feira (10) até às 8h de segunda-feira (13), horários em que o policiamento trabalhou ostensivamente na região, não foram registrados furtos de veículos na região. A ação prosseguirá nos próximos fins de semana, sem data para terminar, no quadrilátero formado entre as avenidas José Caballero, Portugal, Lino Jardim e Rua Gonçalo Fernandes, além de vias adjacentes.
A Praça Kennedy foi o ponto de partida para a atuação dos policiais, cujo trabalho contou com efetivo de 68 homens, sendo 20 guardas municipais, 30 policiais militares e 18 civis. Ao todo foram registrados 12 autuações de veículos estacionados de maneira irregular, 100 abordagens em transeuntes, 27 consultas de RGs e 12 fiscalização em veículos e motos, sendo que destes três foram apreendidos.
A ação tem por objetivo coibir ações criminosas e garantir a segurança nas ruas do bairro. “A operação terá continuidade. Agora, a Prefeitura vai revitalizar a Praça Kennedy para dar mais visibilidade e segurança às pessoas. As obras devem começar nos próximos dias”, frisou o secretário de Comunicação da Prefeitura de Santo André, Alexssander Soares.
“Fizemos uma operação de saturação. Vamos dar continuidade na ação para manter a manutenção”, disse o comandante da GCM (Guarda Civil Municipal), Paulo Ricardo Rodrigues Bento.
Conseg
O Conseg Centro Santo André teve papel fundamental nas operações na Vila Bastos ao atuar como porta-voz da comunidade local ao fazer sugestões e apontar problemas relacionados à segurança na região. Os Consegs são grupos de pessoas do mesmo bairro que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as diversas lideranças locais.
As reuniões são mensais, realizadas à noite, e em imóveis de uso comunitário, segundo agenda definida por período anual. A SSP (Secretaria de Segurança Pública) tem como representantes o comandante da Polícia Militar da área e o delegado titular do DP (Distrito Policial) correspondente ao bairro.
Fabiana Chiachiri