Para prover um saneamento ambiental qualificado em toda a cidade, a Prefeitura de Santo André e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) têm elevado o alcance das redes de água e captação [img_assist|nid=3360|title=“Estamos trabalhando para que as famílias de Santo André tenham cada vez mais qualidade de vida"|desc=|link=node|align=left|width=640|height=427]de esgoto no município. Nesta semana, a administração iniciou as obras de construção de novas redes no Núcleo dos Ciganos, localizado no bairro de Utinga.
De acordo com dados da Diretoria de Planejamento e Obras do Semasa, o investimento será de R$ 1,3 milhão e beneficiará cerca de 1,5 mil moradores. Serão construídos 1.014 metros de estruturas para captação de esgoto e 723 metros de redes de água, além de instalados 322 hidrômetros. A ação, que começou nesta semana, tem previsão de término em 120 dias.
O gerente de obras do Semasa, Dirval Morelli César, fala da importância da colocação das novas redes. “O objetivo é prover um saneamento ambiental adequado aos moradores”, destaca. Ao término das obras, a autarquia vai repor o piso utilizando 920 m³ de concreto.
Avanços
Recentemente uma pesquisa realizada pelo Instituto Trata Brasil e Fundação Getúlio Vargas (FGV) demonstrou que a implantação de redes de esgoto gera melhor qualidade de vida, aumento da produtividade e renda dos moradores das regiões beneficiadas.
De acordo com o estudo, a aplicação de um saneamento ambiental qualificado é preponderante para estimular o desenvolvimento dos municípios. Com base nesses argumentos, a cidade de Santo André é considerada um exemplo significativo nesse cenário, sendo apontada pela pesquisa como a 12ª do país com melhor gestão em saneamento ambiental e primeira do ABC.