Nos 41o Jogos Escolares de Santo André, realizados nesta quarta-feira (15), 22 partidas de voleibol e handebol movimentaram quatro ginásios andreenses. Os confrontos no complexo esportivo Pedro Dell’Antonia, o qual recebeu disputas do vôlei, foram marcados por surpresas, jogos decididos no tie-break e até imitação do famoso peixinho da vitória, marca conhecida das conquistas da modalidade.
A Escola Estadual Valdomiro Silveira venceu no Pedro Dell’Antonia e garantiu vaga às semifinais da série prata, no infantil feminino. A vítima foi o Educandário Santo Antonio com duplo 25/11. As jovens, que já conquistaram o título em 2008, comemoraram com o tradicional peixinho da vitória ao final da partida. “Elas foram campeãs mirins há dois anos. Se o peixinho é símbolo de conquistas no vôlei, elas já são campeãs. Os Jogos são o maior incentivo esportivo que temos à escola”, explicou o professor da rede estadual, Ailson Katsumata.
Ainda pela manhã, no ginásio dois do complexo, o Colégio Singular passeou em quadra diante do Coração de Jesus com a vitória de 2 sets a 0 (25/19 e 25/02), pelo mirim feminino. Simultaneamente, no ginásio três, a Escola Estadual Esther Medina fez 2 sets a 1 contra o Externato Tiradentes, no infantil masculino, após perder no primeiro set por 19 a 25 e virar com parciais de 25/10 e 15/12.
[img_assist|nid=3442|title=: Alunos comemoram ponto nas disputas do voleibol|desc=|link=node|align=center|width=640|height=165]
Já no handebol, o qual aconteceu também no Ginásio Sacadura Cabral, os destaques foram a goleada do Colégio Clóvis por 12 a 1 sobre a Fundação Santo André, no juvenil feminino, e a vitória do Etip sobre o Colégio Aristides por 28 a 23, em um grande jogo, pelo juvenil masculino. No clássico dos líderes da classificação geral, juvenil feminino, o Colégio Singular venceu o Etip por 13 a 05.
Estreia do judô
Nesta quinta-feira (16), no Ginásio Noêmia Assumpção (Camilópolis), começam as disputas do judô com a categoria mirim. São esperados cerca de 1,5 mil estudantes nos dois dias de disputas. A modalidade vem embalada pelas medalhas conquistadas pelo Brasil no Mundial, disputado no Japão. As pesagens começam às 7h e as disputas às 8h30.
Das 32 escolas inscritas, o Etip, líder da classificação geral, é favorito a medalhas. “Para as disputas do judô levaremos cerca de 100 alunos. Temos adversários fortes, mas acho que conquistaremos aproximadamente 160 pontos”, comentou Ângelo Duarte, coordenador do Etip.
O mesmo clima de euforia que contagia os participantes das escolas estaduais é vivido nas escolas particulares. ”As conquistas não deixam de ser marketing para a escola, mas vivemos dois meses de um clima muito gostoso. Os alunos chegam das competições e -- do cantineiro aos diretores -- todos querem saber dos resultados e como fomos. Os alunos respiram a competição”, explicou Duarte.
Confira a programação completa, boletins diários com resultados, classificação geral e endereço dos locais de competição através do site da Prefeitura (). Os Jogos Escolares contam com o apoio de A Esportiva, A1 Print, Auto Shopping Global, Coop (Cooperativa de Consumo), Dental Plus, Diário do Grande ABC, Fefisa (Faculdades Integradas de Santo André), Imedi – Medicina Diagnóstica, Kid Beeruta Buffet, Microcamp, Padaria Brasileira, Protemp Serviços Temporários e Mão de Obra Especializada e Visual Art.
SERVIÇO:
41o Jogos Escolares de Santo André
Até 1º de outubro
Site oficial:
Entrada gratuita