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SET
16
16 SET 2010
Reclamações na Ouvidoria no primeiro semestre representaram 0,29% da população
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[img_assist|nid=3447|title=Balanço mostra 3.172 solicitações diversas no primeiro semestre de 2010|desc=|link=node|align=center|width=640|height=426]

Balanço das atividades da Ouvidoria de Santo André no primeiro semestre deste ano traz três constatações. A primeira é que o trabalho da Ouvidoria não se resume ao atendimento de reclamações, como seria de se supor com base na finalidade mais destacada do órgão criado em 1999.  

Das 3.172 solicitações registradas no acumulado de janeiro a junho deste ano, 1.165 disseram respeito ao simples repasse de informações aos munícipes que entraram em contato com a Ouvidoria por e-mail, telefone, carta ou pessoalmente.  

“São orientações sobre programação cultural da cidade, itinerários de ônibus e até de serviços que nem estão relacionados à Prefeitura, como energia elétrica, por exemplo”, explica o ouvidor-adjunto Ronaldo Martim.  

Segunda constatação: o volume de reclamações relacionadas a serviços prestados pela Prefeitura de Santo André e autarquias pode ser considerado ínfimo em relação ao total da população. Afinal, as 1.976 reclamações registradas no primeiro semestre representaram 0,29% da população andreense, estimada em 673 mil habitantes. Isto sem levar em consideração que mais de uma queixa pode estar relacionada a uma mesma pessoa.

Terceira constatação: praticamente 100% das reclamações encaminhadas obtiveram resposta do poder municipal, nas palavras do ouvidor-adjunto Ronaldo Martim. O índice de excelência atesta a eficiência da Ouvidoria como órgão de representação da sociedade civil, bem como da Prefeitura e suas autarquias, as quais dificilmente deixam um munícipe sem resposta.   

O balanço do primeiro semestre mostra ainda que 20 questionamentos foram resolvidos com um simples telefonema da própria Ouvidoria e que 11 foram queixas indeferidas pela Ouvidoria (quando o prazo para execução do serviço reclamado ainda não se expirou).

Sobre a Ouvidoria
A Ouvidoria de Santo André tem a incumbência de acionar a Prefeitura e autarquias nos casos em que o munícipe não obtém resposta diretamente na Praça de Atendimento ao Munícipe e nos quatro postos SIM (Sistema Integrado Municipal) espalhados pela cidade.  “A Ouvidoria não é a porta de entrada. Os serviços devem ser primeiramente solicitados nos Postos SIM ou na Praça de Atendimento e, apenas após o prazo estabelecido é que a Ouvidoria pode ser acionada”, explica Martim.

Em agosto último, a Praça de Atendimento ao Munícipe e os quatro Postos SIM mantidos pela Prefeitura em parceria com o Serviço Municipal de Saneamento Ambiental (Semasa) obtiveram 96% de índice geral de satisfação em pesquisa realizada com 1.172 usuários. O padrão de atendimento prestado pela Praça e pelos Postos SIM é certificado pela norma ISSO 9001 de excelência internacional.  

A Ouvidoria de Santo André está localizada na Rua Cesário Mota, 58, Centro, Santo André. Atende também pelo telefone (11) 4437-1150 e pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.';document.getElementById('cloak0e1d65ebb0ec072fc6b7997860bca0a6').innerHTML += ''+addy_text0e1d65ebb0ec072fc6b7997860bca0a6+''; . O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Para atendimento pessoal aos munícipes o horário é das 10h às 16h.

 

André Marcel de Lima

Última modificação emQuinta, 16 Setembro 2010 08:55
Fonte: Prefeitura de Santo André
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