[img_assist|nid=3622|title=Prefeito Dr Aidan Ravin e crianças da comunidade Sacadura Cabral comemoram a conquista da nova escola|desc=|link=node|align=center|width=640|height=427]
Neste sábado (25), a comunidade do Sacadura Cabral compareceu em grande número às instalações da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Maria Delphina Neves para acompanhar anúncio de que a região receberá investimento de R$ 1,5 milhão, feito pelo prefeito Aidan Ravin. A antiga Escola Estadual José do Prado Silveira, que chegou a ser cogitada para dar lugar a unidades da Fundação Casa (antiga Febem), passou para as mãos da administração municipal e será reformada para levar à comunidade equipamentos públicos de Educação, de Saúde, de Esporte e de Lazer.
“Estamos muito felizes em anunciar este investimento. A população será amplamente beneficiada, já que terá ao seu alcance em um mesmo lugar educação, saúde e lazer”, ressalta o prefeito.
O investimento foi amplamente comemorado pelos moradores do entorno, principalmente porque sempre se posicionaram contra a instalação da Fundação Casa no loca. “A conquista foi resultado de muito esforço. Foram dois anos de negociação intensa com o Governo do Estado para encontrar outro destino para a Fundação Casa que não fosse aqui”, afirmou a vice-prefeita andreense e secretária de Governo, Dinah Zekcer.
Após o pronunciamento oficial do prefeito Aidan Ravin e de autoridades presentes, alunos da Emeief fizeram diversas apresentações, como danças, luta de taekwondo e percussão com o grupo Bate Lata. Ao término da cerimônia, as pessoas foram convidadas a conhecer o interior da escola José do Prado Silveira – prefeito e vice-prefeita registraram em uma parede da unidade a marca de suas mãos, como símbolo do engajamento de concretização do projeto.
[img_assist|nid=3624|title=Prefeito Dr Aidan Ravin registra a marca de suas mãos na parede do prédio, símbolo do engajamento de concretização do projeto|desc=|link=node|align=center|width=640|height=427]
Histórico
O prédio desocupado há mais de 10 anos, possui 14 salas de aula que serão reformadas, com capacidade para abrigar, em média, 25 alunos cada na futura Emeief José do Prado Silveira. Também estão inclusos no projeto a criação de quadra poliesportiva e de Unidade de Saúde da Família. A previsão de entrega da nova unidade é março de 2011.
A secretária de Educação do município, Cleide Bochixio confirma que a verba para a reforma já está reservada no orçamento, inclusive com empreiteira contratada. “Estamos reservando verba para esta iniciativa há quase dois anos, pois sabíamos que a qualquer momento receberíamos o prédio”, afirma.
Além da nova Emeief, a escola municipal Maria Delphina Neves, vizinha ao terreno, também passará por mudanças. Ela será transformada em creche com capacidade para atender a 130 crianças em período integral – a primeira do município a acolher alunos durante todo o dia. Os alunos que estudam atualmente na Maria Delphina serão transferidos para a escola José do Prado Silveira quando as obras terminarem.
A Emeief José do Prado Siveira integrará o programa Escola Aberta, que oferece cursos de artesanato, informática, artes, esportes e atividades de lazer aos fins de semana para crianças, jovens e adultos que moram na região. Onze Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Santo André participam do programa, cujas atividades ocorrem aos sábados, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 12h. Em 2009, 54 mil pessoas foram beneficiadas pelo programa.
Saúde
A Secretaria de Saúde irá instalar USF (Unidade de Saúde da Família) no local. A iniciativa tem como missão prestar atendimento preventivo, orientando os munícipes por meio dos agentes de saúde comunitários. As equipes serão formadas seguindo a necessidade da área abrangente, de cerca de 10 mil habitantes. Atualmente, a Unidade de Saúde de referência aos bairros citados é a da Vila Guiomar.
Renata Bayarri