[img_assist|nid=3810|title=Dr. Adilson de Lima, Adriano Roberto Silva, Denise Ravin, João Batista Filho e Dr. Aidan Ravin durante a cerimônia de lançamento|desc=|link=node|align=left|width=360|height=263]A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Segurança Pública Urbana e Trânsito (SSPUT) e do Departamento de Segurança de Trânsito (DST), lançou na tarde desta quinta-feira (7) o boletim geoestatístico em comemoração aos 50 anos de criação do departamento voltado ao trânsito. A cerimônia de lançamento foi realizada no saguão do Teatro Municipal de Santo André e contou com presenças do prefeito Dr. Aidan Ravin, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Denise Ravin, do secretário de Segurança Pública, Adilson de Lima, do diretor do DST, Adriano Roberto Silva, e de autoridades e de agentes de trânsito.
Visando o bem-estar da população andreense, o DST atua com efetividade na qualificação da mobilidade e na melhoria das condições ambientais, em prol do desenvolvimento econômico e da integração viária regional. “Trabalhamos para ter um trânsito cada vez melhor. O boletim demonstra tudo o que fazemos para garantir a segurança do cidadão andreense”, disse Adriano Silva.
O livro traz registros relevantes da longa trajetória do trabalho desenvolvido pelo Departamento de Segurança de Trânsito, além de dados geoestatísticos de acidentes de trânsito na cidade. “Conseguimos reduzir em 37,5% o número de vítimas fatais envolvidas em acidentes de trânsito no primeiro semestre deste ano ante o mesmo período do ano passado”, destacou Aidan Ravin.
A edição também presta homenagem a todos os servidores que, ao longo destes 50 anos, contribuíram para que esta data se tornasse realidade. Um dos mais antigos funcionários do departamento, João Batista Filho recebeu das mãos do prefeito o livro com dados do trânsito de Santo André.
Fomentando a cidadania, a participação da população pela segurança individual e coletiva, o DST faz o gerenciamento do trânsito de Santo André, utilizando medidas que propiciam mobilidade e acessibilidade universal. Prova disso são os números que podem ser encontrados nas páginas do boletim. Para se ter uma ideia, há significativa queda no índice de vítimas fatais em acidentes de trânsito. Em dez anos, a população cresceu 4,66% e a frota aumentou em 46,56%. Mesmo com o aumento de veículos nas ruas, foi possível diminuir o número de vítimas fatais (em 2004 era de 10,04 por 100 mil habitantes e em 2009 o índice caiu para 8,02).
Para que tudo isso aconteça, o DST conta com três gerências: a Gerência de Educação para o Trânsito, a Gerência de Planejamento e Projetos de Trânsito e a Gerência de Gestão Operacional de Trânsito. Estas gerências, juntas, executam diariamente, ações de educação para o trânsito, de engenharia, de fiscalização, de operação, de planejamento da mobilidade e acessibilidade, para que tenhamos um trânsito seguro, equânime e sustentável. “É um orgulho ter o DST como um dos braços da secretaria. Os agentes são bem preparados para disciplinar o trânsito da cidade”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Adilson de Lima.
Fabiana Chiachiri