A partir desta quarta-feira (20), o Poupatempo da Saúde (AME Santo André) abre suas portas e inicia atendimento em três especialidades: otorrinolaringologia, vascular e oftalmologia. Até sexta-feira (22), o Poupatempo da Saúde será utilizado para que os funcionários possam testar sistemas de informação, tempo de atendimento e capacidade de consultas por dia. A partir de segunda-feira (25), pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde serão atendidos com data e hora marcada.
O Poupatempo da Saúde (AME Santo André) não pode ser considerado um “hospital de portas abertas”, pois o atendimento será feito somente por intermédio de consultas previamente agendadas nas Unidades Básicas de Saúde. Os exames e consultas serão repassados à Central de Regulação de Vagas do Estado, que por sua vez encaminhará o pedido dos pacientes ao Poupatempo da Saúde (AME Santo André). O conceito do espaço será concentrar o atendimento das especialidades médicas e exames em um único dia.
Nesta primeira fase, o quadro administrativo e clínico somará 50 profissionais, selecionados pela Fundação do ABC e Governo do Estado na gestão do novo equipamento público. Os quadros serão ampliados gradativamente conforme a consolidação do Ambulatório, cuja capacidade final é prevista em 17 mil atendimentos/mês em 28 especialidades médicas. Estima-se que a equipe final terá cerca de 300 profissionais.
Estrutura de ponta
Entre os destaques da unidade está o Hospital Dia, que ocupa todo o 4º andar e abrigará pequenas cirurgias. Serão quatro leitos de recuperação pós-cirúrgica e anestésica (RPA), três salas cirúrgicas e uma enfermaria com 18 leitos. No total haverá 28 consultórios para atendimento de especialidades como Nefrologia, Pneumologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Infectologia, Hematologia, Endocrinologia, Dermatologia, Alergologia, Gastroenterologia, Proctologia e Urologia, além das áreas de Cirurgia Vascular, Cirurgia Geral e Cirurgia Cardiológica, além de Centro de Reabilitação para atendimentos em Fisioterapia, Acupuntura, Espirometria, Psicologia, Nutrição e Terapia Ocupacional.
O equipamento de saúde também terá salas para coleta e realizará exames de tomografia, raio-x, mamografia, densitometria óssea, ultrassonografia, colposcopia, colonoscopia, urodinâmica, audiometria, eletroencefalograma e eletroneuromiografia.
Ao lado do prédio central foi erguido anexo que concentrará áreas como farmácia, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), restaurante e almoxarifado, entre outras. A estrutura desse espaço térreo já prevê futura ampliação e suporta construção de mais cinco andares, cujo projeto interliga os prédios e aproveita até mesmo os elevadores para atender os dois complexos.
O Poupatempo da Saúde (AME Santo André) funcionará na Vila Vitória, na Av. Capitão Mário de Toledo Camargo, 3.330, em prédio de de 5,2 mil metros quadrados de área, o que o coloca entre os maiores do Estado.
Daniel Betega
para receber informações atualizadas sobre saúde na cidade.