[img_assist|nid=3994|title=Rua principal do Cemitério da Saudade, na Vila Assunção, também recebeu melhorias|desc=|link=node|align=center|width=640|height=426]
A Prefeitura de Santo André, por meio do Serviço Funerário Municipal (SFMSA) e da união de diversas secretarias, realizou uma série de melhorias nos cinco cemitérios públicos que administra: Sagrado Coração de Jesus, no bairro Camilópolis, Nossa Senhora do Carmo, na Vila Curuçá, Cristo Redentor, na Vila Pires, Bom Jesus, na Vila de Paranapiacaba, e Cemitério da Saudade, na Vila Assunção. Ao todo são mais de 28 mil jazigos e 1.296 gavetas para sepultamento.
Entre as ações realizados ao longo deste ano estão instalação de ventiladores em todas as salas e saguões dos velórios dos cinco cemitérios municipais, totalizando 29 aparelhos, e o recapeamento, em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Sosp), do bolsão de estacionamento do Cemitério Nossa Senhora do Carmo.
Também foi feita a instalação de novas pias nos banheiros dos velórios dos cemitérios Cristo Redentor, Nossa Senhora do Carmo e Sagrado Coração de Jesus, e a recuperação de ruas internas dos cemitérios Cristo Redentor e da Saudade, as quais estavam com placas de concreto levantadas por conta das raízes das árvores, que foram completamente retiradas e substituídas por grama.
Em parceria com a secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, foi realizada a pintura geral do Cemitério Bom Jesus. Nos velórios dos cemitérios da Saudade e Cristo Redentor, o SFMSA, em conjunto com o Departamento de Parques e Áreas Verdes (Dpav), implementou jardins. Também está em fase a readequação paisagística no cemitério Cristo Redentor.
Para o Dia de Finados, data em que estima-se um público rotativo de 80 mil pessoas nos quatro cemitérios centrais, a Prefeitura de Santo André, por meio de suas secretarias, está realizando a pintura das guias do entorno e das ruas internas dos cemitérios. Para a data, a Secretaria de Segurança Pública Urbana e Trânsito (SSPUT) intensificará as rondas e aumentará o número de viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM).
As linhas de ônibus que atendem os cemitérios municipais passarão a contar com mais veículos no Dia de Finados e será aprimorada a identificação dos carros. A fiscalização será intensificada para evitar o comércio ilegal de flores nas adjacências.
Atualmente, o quadro de funcionários da autarquia conta com 76 funcionários, 33 colaboradores terceirizados e 20 GTIS (Grupo de Trabalho de Interesse Social), totalizando 129 pessoas.
para receber informações atualizadas sobre eventos na cidade.
Júlia Galvano