A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) aceitou a documentação apresentada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) solicitando a liberação do Aterro Municipal de Santo André. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (11) durante coletiva de imprensa no Salão Burle Marx, na Prefeitura de Santo André.
O prefeito Dr. Aidan Ravin, ao lado do superintendente do Semasa, Ângelo Pavin, afirmou que toda a documentação será protocolada amanhã (12) no órgão estadual e já na próxima semana o equipamento deve voltar a operar. “Estou muito tranquilo para dizer que, passando esse feriado, o aterro deve voltar a receber resíduos normalmente”, comemorou o chefe do Executivo.
O lixo será depositado na área ampliada de 6 mil m², que já está preparada para receber os materiais. “Quando insistimos que seria possível ampliar a vida útil do aterro ninguém acreditou, mas mostramos que, com planejamento, é possível continuar gerindo com qualidade os resíduos, beneficiando o morador de Santo André”, salientou Ravin.
Em funcionamento desde 1986, o Aterro Municipal de Santo André recebe aproximadamente 18 mil toneladas de lixo por mês. “Estamos desde o ano passado empenhados em buscar novas tecnologias para que a vida útil do equipamento seja ainda mais duradoura”, comentou Pavin.
Área maior
Além do retorno da operação no Aterro Municipal de Santo André, na área de 6 mil m², o Semasa já começou a atender as exigências da Cetesb para a obtenção da Licença de Instalação da área de 40 mil m², também dentro do mesmo equipamento, capaz de suprir a demanda de disposição de resíduos por pelo menos mais 14 anos. “Já atendemos boa parte dos itens solicitados pelo órgão do Estado e acredito que no próximo ano essa área já esteja apta a funcionar”, concluiu Pavin.
Assessoria de Imprensa
Clique para saber mais sobre sua cidade.