[img_assist|nid=4247|title=Apresentação terá balé baby class, jazz, estilo livre, dança de salão e montagem de Quebra Nozes|desc=|link=node|align=left|width=640|height=427]O Grupo de Dança Free Pass, projeto que oferece aulas gratuitas de balé, jazz e dança de salão na periferia de Santo André, fará no próximo domingo (14), às 14h30, sua primeira apresentação no Municipal da cidade. Após 12 anos de trabalho com crianças, jovens e adultos dos bairros Cata Preta e Jardim Santo André, o grupo conseguiu autorização da prefeitura para utilizar o espaço graças ao apoio da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santo André, Denise Osawa Ravin, e do Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Edson Salvo Melo.
Desde 2005, o grupo utiliza uma sala do Cesa Cata Preta para as aulas. Em 2010, atendeu 130 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. Atualmente, cinco professores voluntários dividem seu tempo entre 15 turmas aos sábados e domingos para ministrar as aulas, que são totalmente gratuitas.
A apresentação no Teatro Municipal de Santo André terá duas partes: a primeira, que começa às 14h30, serão apresentados os números de balé baby class, para crianças de até seis anos, jazz, estilo livre e dança de salão, com duração total estimada de uma hora. Cerca de 90 bailarinos, entre cinco e 55 anos, participarão desta parte.
Após um breve intervalo, às 16h, começa a apresentação de balé, que fará uma remontagem de Quebra Nozes, de Tchaikovsky. O elenco, composto por 110 crianças e jovens, se dividirá em dois atos de aproximadamente uma hora de duração. O espetáculo contará com cenário feito pelo grupo de grafite do Cesa Cata Preta, sob responsabilidade do artista Rodrigo Prado (Smul), que trabalha com a arte em vários locais do ABC.
O Grupo Free Pass não conta com patrocínios ou doações. Durante todo o ano, as crianças pagam o valor que podem para arcar com os gastos das apresentações de fim de ano, como roupa (incluindo meia e sapatilha) e cenário. Além da apresentação no Teatro Municipal, serão realizadas mais duas, sendo uma no Teatro do Aramaçan (21/11, às 18h) e outra no Auditório do Cesa Cata Preta (28/11, às 18h).
O projeto é coordenado pela advogada Maria José Santos Araújo, que cuida da parte administrativa, estrutura e preparativos das apresentações de final de ano, e pela jornalista Mariana Oliveira, que fez balé por mais de 15 anos e, além da organização, ministra aulas. Atualmente, três alunos se tornaram professores voluntários: Janeleide Vieira, que hoje dança no Balé Aramaçan e no Centro de Dança de Santo André, João Carlos de Souza e Nara Cedro, que também atuam no Balé Aramaçan. Outro professor voluntário é Maurício Goulart, que se formou no Núcleo de Dança Celso Gazú e atua somente com dança de salão.
A apresentação no Teatro Municipal de Santo André será a realização de um sonho para alunos e seus familiares, já que a maioria nunca sequer entrou no espaço. O local deve receber lotação máxima de toda a comunidade do Jardim Santo André e imediações.
SERVIÇO:
Apresentação do Grupo de Dança Free Pass
Data: Dia 14 de novembro de 2010, às 14h30.
Local: Teatro Municipal de Santo André (Praça IV Centenário, s/nº – Centro – Santo André. Estacionamento do Paço Municipal. Ar-condicionado. 475 lugares. Acesso para pessoas com deficiência).
Duração: 150 min.
Classificação: Livre.
Informações: (11) 4433-0789.
Ingressos: CESA Cata Preta (Endereço: Estrada da Cata Preta, 810 – Telefone: 4453-4233)
Thiago Oliveira e Daniela Mian
para receber informações atualizadas sobre eventos na cidade