A sétima arte volta a ser destaque na Vila ferroviária de Paranapiacaba, que abrigará, entre os dias 26 e 28 de novembro, o 1º Encontro de Cinema de Paranapiacaba – Cinema: Música Para Ver!. Nestes dias, o público poderá assistir a filmes, participar de bate-papo com diretores e conferir o resultado das oficinas de interpretação, direção e fotografia para cinema, que serão realizadas durante o evento. construído na década de 1930 como espaço de lazer para os trabalhadores da ferrovia e que ainda hoje abriga um projetor de cinema da época.
Um dos pontos altos do encontro acontecerá na abertura, na sexta-feira, às 20h, quando o compositor e pianista Tony Berchmans improvisará a trilha musical de filmes mudos, misturando trechos de temas clássicos com música original, como ragtime e jazz tradicional, sempre em sincronismo com a ação e com os momentos emocionais das imagens. Tony Berchmans é autor do livro A Música do Filme – Tudo O que Você Gostaria de Saber Sobre a Música de Cinema. Foi curador do Música em Cena – 1º Encontro Internacional de Música de Cinema, realizado em maio de 2007, no Rio de Janeiro, e frequentemente participa de festivais e concertos de música de cinema nos Estados Unidos, Espanha, Bélgica e Brasil.
A programação do sábado começa às 15h, com Nem Dia, Nem Noite. Baseado no princípio do cinema e nas caixas teatrais, comuns em feiras e ruas da Europa no século XVIII e XIX, forma-se um teatro miniatura. Três minutos pode durar uma eternidade e uma caixa pode ter a dimensão de um oceano. Em seguida, às 17h, é a vez de Narradores de Javé, da diretora Eliane Caffé, que mostra a mobilização dos moradores para salvar Javé, um pequeno vilarejo que deve ser submerso pelas águas de uma represa. Após a exibição, a diretora participará de um bate-papo com o público.
No domingo, às 15h30, serão exibidos os exercícios das oficinas de interpretação, direção e fotografia para cinema realizados durante o evento. Às 16h o público poderá conferir Wood&Stock: Sexo, Orégano e Rock´n´Roll, animação brasileira de 2006, baseada nos personagens do cartunista Angeli. A comédia Hands Up (Golpes de Aldácia), de 1926, que trata da Guerra da Secessão Norte-americana, encerra o encontro às 18h30. A trilha sonora será executada ao vivo pelo músico Wilson Sukorski.
O 1º Encontro de Cinema de Paranapiacaba é uma realização da Escola Livre de Cinema e Vídeo com o apoio do Departamento de Turismo de Santo André. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas pelo telefone (11) 4997-2155. Confira a seguir a programação completa do evento.
Programação do 1º Encontro de Cinema de Paranapiacaba
- Cinepiano
Dia 26 – 20h
Acompanhando filmes mudos, o compositor e pianista Tony Berchmans improvisa a trilha musical ao piano, misturando trechos de temas clássicos com música original, como ragtime e jazz tradicional, sempre em sincronismo com a ação e com os momentos emocionais das imagens. Tony Berchmans é autor do livro A Música do Filme – Tudo O que Você Gostaria de Saber Sobre a Música de Cinema. Foi curador do Música em Cena – 1º Encontro Internacional de Música de Cinema, realizado em maio de 2007, no Rio de Janeiro, e frequentemente participa dos festivais e concertos de música de cinema nos EUA, Espanha, Bélgica e Brasil.
Local: Clube União Lyra-Serrano (Rua Antonio Olyntho, s/nº)
- Nem Dia Nem Noite
Dia 27 – 15h
Baseado no princípio do cinema e nas caixas teatrais, comuns em feiras e ruas da Europa no século XVIII e XIX, forma-se um teatro miniatura. Três minutos podem durar uma eternidade e uma caixa pode ter a dimensão de um oceano.
Local: Clube União Lyra-Serrano (Rua Antonio Olyntho, s/nº)
- Narradores de Javé
Dia 27 – 17h
Exibição do filme, seguido por bate-papo com a diretora Eliane Caffé. No filme, os moradores da pequena cidade de Javé recebem a notícia de que o vilarejo será submerso pelas águas de uma represa. Inconformados, descobrem que o local poderia ser preservado se tivesse um patrimônio histórico de valor comprovado e documentado. Decidem, então, preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos históricos, mas poucos sabem ler e só um morador, o carteiro Antônio Biá, sabe escrever. Depois disso, o que se vê é uma tremenda confusão, pois todos procuram o autor da obra para acrescentar algumas linhas e ter seu nome citado.
Local: Clube União Lyra-Serrano (Rua Antonio Olyntho, s/nº)
- Exercícios
Dia 28 – 15h30
Exibição dos exercícios realizados durante as oficinas orientadas por Vebis Jr., Fábio Menezes e Christian Piana.
L ocal: Clube União Lyra-Serrano (Rua Antonio Olyntho, s/nº)
- Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’roll
Dia 28 – 16h
Exibição do filme brasileiro de animação do ano de 2006, com base nos personagens de Angeli. Em uma festa na virada para 1972, na casa de Cosmo, estão os jovens Wood, Stock, Lady Jane, Rê Bordosa, Rampal, Nanico e Meia Oito, que vivem intensamente o barato do flower power ao explodir dos fogos de Ano Novo. Trinta anos se passam e nossos heróis, agora carecas e barrigudos, enfrentam as dificuldades de um mundo cada vez mais individual e consumista.
Local: Clube União Lyra-Serrano (Rua Antonio Olyntho, s/nº)
- Hands up / Golpes de Audácia
Dia 28 – 18h30
Comédia de 1926 sobre a guerra de secessão norte-americana. Uma comédia deliciosa no alvorecer do cinema, com Raymond Griffith. A trilha será executa ao vivo pelo músico Wilson Sukorski. No final da guerra civil norte-americana, o presidente Lincoln recebe a boa notícia que uma mina de ouro de Nevada fornecerá todos os recursos necessários para o esforço de guerra do Norte. O presidente quer que lhe tragam o ouro imediatamente. Ao mesmo tempo, Jack (Raymond Griffith), espião do Sul, recebe a missão de interceptar o carregamento de ouro.
Local: Clube União Lyra-Serrano (Rua Antonio Olyntho, s/nº)
SERVIÇO:
1º Encontro de Cinema de Paranapiacaba
Data: De 26 a 28 de novembro de 2010.
Local: Clube União Lyra-Serrano (Rua Antonio Olyntho, s/n, na Parte Baixa de Paranapiacaba)
Informações: (11) 4997-2155.
Entrada gratuita.
Marcos Imbrizi e Camila Oliveira
Clique para saber mais sobre cultura e turismo.