A partir desta semana, os estudantes das redes estadual e municipal de ensino de Santo André terão no cardápio da alimentação escolar gêneros provenientes da agricultura familiar. Os primeiros alimentos complementares às refeições dos alunos serão banana e feijão, vindos de Juquiá e Itapeva, cidades paulistas interioranas, respectivamente. No dia 1° de dezembro, a banana entrará para as refeições. A expectativa é de que até a próxima semana esses dois alimentos complementem o menu. Os dois alimentos já faziam parte do cardápio, porém não adquiridos da agricultura familiar.
Com essa ação, o município estará cumprindo a Lei 11.947/2009 e a resolução de número 38/2009, que determina a utilização de no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na compra de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural para a alimentação escolar.
A lei prioriza a utilização de alimentos da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e, consequentemente, o fornecimento de uma alimentação saudável e balanceada com frutas, legumes e verduras, além da possibilidade de acesso a uma variedade de alimentos.
De acordo com Joelma Araújo Tagawa, supervisora de Alimentação Escolar, a escolha desses gêneros foi pensada com base na utilização e frequência no cardápio da alimentação escolar e também por já fazer parte do hábito alimentar do brasileiro. “Os alimentos são adquiridos por chamamento público, com dispensa de licitação. O contrato foi realizado para um período de seis meses. O montante compõe 7 mil quilos de feijão ao mês e aproximadamente 8,4 mil quilos de banana por semana”.
Segundo o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), cerca de 47 milhões de alunos da rede pública de ensino de todo o Brasil terão a oportunidade de consumir produtos oriundos da agricultura familiar.
A Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André (Craisa) administra o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) na cidade, com a produção e distribuição de refeições para mais de 110 mil alunos, entre escolas municipais e estaduais, creches e entidades filantrópicas, totalizando 179 espaços educacionais beneficiados.
SERVIÇO:
Programa Nacional de Alimentação Escolar de Santo André terá alimentos da agricultura familiar
Data: até a próxima semana
Mais informações: www.mda.gov.br/alimentacaoescolar
Elieuda Queiroz
Clique para saber mais sobre alimentação saudável e agricultura familiar.