[img_assist|nid=4395|title=O projeto lúdico educa e orienta estudantes das redes pública e privada sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis|desc=|link=node|align=center|width=640|height=480]Mais de 1,9 mil crianças e adolescentes já passaram pela Horta Educativa da Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André (Craisa) em 2010. O projeto lúdico, que desde 2004 educa e orienta estudantes das redes pública e privada de ensino sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis, é uma parceria entre a Craisa e o Banco Municipal de Alimentos (BMA).
As próximas visitas deverão ser agendadas após início do ano letivo de 2011. O passeio tem o objetivo de mostrar aos estudantes todo o ciclo produtivo dos alimentos cultivados na horta.
“As visitas possibilitam ensinar como ter uma alimentação saudável na construção de hábitos alimentares, explicar o funcionamento do cultivo, cuidados, comercialização e o consumo de frutas, verduras e legumes, além de demonstrar a solidariedade nos programas de combate à fome e ao desperdício”, explica Ricardo Rautenberg. técnico agrícola que monitora o passeio. Para ampliar o alcance da iniciativa, o projeto agrega, na sequência, visitas ao Mercado Atacadista do Grande ABC e ao Banco Municipal de Alimentos
Com 2,8 mil m² de extensão, a horta cultiva hortifrutis como alface, couve, rúcula, cenoura, beterraba, chuchu, repolho, pitanga, manga, cana-de-açúcar a plantas como coentro, cebolinha, salsinha e erva-baleeira. Todos os alimentos cultivados na horta são destinados ao Banco Municipal de Alimentos.
O grupo de visitantes descobre algumas curiosidades e cuidados de higiene com alimentos. Aprender a descascar cebola sem “chorar”, entender o porquê de o abacaxi ter tantos espinhos, saber por que a melancia nasce no chão ou, ainda, conhecer o processo de nascimento da batata.
Escolas ou instituições educacionais interessadas em conhecer o local devem entrar em contato com a autarquia ou com o Banco de Alimentos pelos telefones (11) 2829-2976 ou 4996-9500 – ramais 2029 e 2031, e agendar. A visitação dura em média uma hora e meia e pode ser feita das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, inclusive durante o período de férias escolares.
Elieuda Queiroz
Clique para saber mais sobre alimentação saudável.