A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Segurança Pública Urbana e Trânsito (SSPUT), apóia o programa Vizinhança Solidária, uma iniciativa do Núcleo de Líderes Santo André (Nulsa) em parceria com o Conseg Santo André Centro. Com o objetivo de trabalhar a segurança preventiva por meio de placas indicativas, na última semana foram instaladas placas em postes das ruas do Jardim Bela Vista e da Vila Bastos.
“Somando as placas do Jardim Bom Pastor e proximidades, que já haviam sido instaladas, são mais de 40 pontos sinalizados”, diz Alexandre Negrini Turina, coordenador executivo do Nulsa. Até o final deste ano, mais 30 placas serão afixadas em bairros como Valparaíso, Casa Branca, Scarpelli e Pinheirinho, atendendo pedidos da população que aderiu ao programa.
O Vizinhança Solidária está sob orientação do capitão Temístocles Telmo Ferreira Araújo, comandante da 1ª Companhia do 41º. Batalhão da Polícia Militar. Nos primeiros locais nos quais as placas foram instaladas houve redução próxima de 100% na grande maioria dos delitos.
As placas sinalizam o programa, destacam o 190 como canal legítimo para registro de suspeitas e ocorrências e recebem o apoio da Prefeitura de Santo André, Conseg Centro, Polícia Militar, Polícia Civil e patrocinadores que colaboram na confecção das placas. Nesta fase, uma empresa do segmento de mangueiras e conexões tem colaborado com o programa.
Vale lembrar que cada placa afixada possui uma espécie de tutor, geralmente um morador, que se compromete com a divulgação do programa aos vizinhos e na criação de uma cultura de segurança preventiva, o qual zela pela conservação da placa. Os locais que possuem as placas recebem visitas comunitárias por parte dos policiais militares da 1ª Companhia quinzenalmente.
Outras informações sobre o programa Vizinhança Solidária podem ser obtidas pelos telefones 2831-8884 e 2759-5661 ou pelos sites e .
Fabiana Chiachiri
Clique para saber mais sobre segurança.