A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Segurança Pública Urbana e Trânsito (SSPUT), apresentou aos presidentes e membros natos dos cinco Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança) da cidade um balanço dos dois primeiros anos da gestão na área de segurança. O evento, realizado na tarde de ontem (6), contou com a presença do prefeito, Dr. Aidan Ravin, e do secretário de Segurança Pública Urbana e Trânsito, Adilson de Lima.
Criada em janeiro de 2009, a SSPUT evolui a cada dia. A partir de parcerias entre os comandos das polícias Militar e Civil e os Consegs (Conselhos de Segurança) da cidade é possível desenvolver programas e atividades que garantem segurança à população de Santo André. Algumas das ações desenvolvidas desde o início da gestão são o aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM), a criação de programas de segurança, as campanhas de transporte seguro de crianças, ciclistas e motociclistas, a sinalização nas ruas da cidade e a criação da Corregedoria da GCM, entre outras. “É uma satisfação me reunir com os presidentes dos Consegs para mostrar a evolução que tivemos nestes dois primeiros anos. É um prazer anunciar que, em breve, mais 100 homens farão parte da GCM”, disse o chefe do Executivo.
A meta da administração municipal é proporcionar segurança e tranquilidade a seus munícipes. Para isso, a Prefeitura de Santo André investirá ainda mais em 2011 com a ampliação da infraestrutura da secretaria e das operações existentes com a aquisição de veículos e equipamentos, na capacitação dos profissionais e na implantação de novos programas de prevenção da violência.
Conseg – Os Consegs são grupos de pessoas do mesmo bairro que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais. “A importância dos Consegs está no fato de a sociedade civil ser ouvida e o Estado buscar soluções para os problemas. É importante prevenir situações desagradáveis”, analisou o assessor especial do coordenador do Conseg Estadual, Wagner Taveira da Silva.
As reuniões são mensais, realizadas à noite e em imóveis de uso comunitário, segundo uma agenda definida por período anual. A SSP (Secretaria de Segurança Pública) tem como representantes o comandante da Polícia Militar da área e o delegado titular do DP (Distrito Policial) correspondente ao bairro. “O importante é que as polícias de Santo André se falam”, afirmou o secretário da SSPUT, Adilson de Lima.
Em Santo André existem cinco Consegs atuantes: Leste, que abrange dez bairros e é presidido por Wilson Roberto Arrais; Sul, que atua em 23 bairros e tem como presidente Valter José da Silva; Norte, que é presidido por Vanderlei Crippa e atua em 13 bairros; Centro, que abrange 24 bairros e tem como presidente Fábio Eduardo Gerevini; e Sudeste, que atua em 21 bairros e é presidido por Carlos Eduardo Vital.
Mais informações à imprensa:
SECOM PSA
Assessoria de Imprensa
Fabiana Chiachiri – MTB 27.515
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: + 5511 4433-0154
6/12/2010