A Prefeitura de Santo André, por meio do Departamento de Vigilância à Saúde (DVS), da Secretaria de Saúde, inaugura nesta segunda-feira (10), o Comitê Municipal Executivo da Dengue, encarregado de coordenar ações de combate ao mosquito transmissor da doença, por meio de um Plano de Contingência Municipal.
O trabalho do comitê será intersetorial, focado não apenas no DVS, mas pelo Departamento de Assistência à Saúde (DAS), Centro Hospitalar Municipal (CHM), Coordenadoria de Planejamento, Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, Prontos Atendimentos e Serviço Móvel de Urgência (SAMU).
O Comitê Municipal Executivo da Dengue será responsável em criar campanhas de informação e mobilização social, envolvendo a sociedade para a conscientização sobre a eliminação de criadouros do mosquito e o fortalecimento da vigilância epidemiológica, aumentando a capacidade de detecção precoce de possíveis surtos.
Para o diretor do Departamento de Vigilância à Saúde, Nelson da Silva Oliveira Filho, a criação deste comitê trará mais agilidade e tornará as ações de combate à doença muito mais efetivas. “Intersetorializando nosso trabalho, podemos deixá-lo ainda mais integrado e direcionado”, ressalta.
“As ações não se resumem apenas ao combate do mosquito. Nós administramos o controle de campo e combate ao mosquito e os outros setores fazem a preparação e treinamento dos profissionais da rede para o diagnóstico e tratamento do paciente”, conclui.
Além disso, o comitê irá buscar a melhoria na qualidade do trabalho de campo no combate ao vetor, a integração das ações de controle da doença, com a mobilização dos Programas de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e Programas de Saúde da Família (PSF) e o desenvolvimento de instrumentos mais eficazes de acompanhamento e supervisão das ações envolvidas pelo município.
SECOM PSA
Assessoria de Imprensa
Daniel Betega
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: +5511 4433-0133
10/01/2011