Com visual moderno, o novo site do Procon de Santo André facilita a vida de consumidores que, de casa ou do trabalho, podem acessar o canal de comunicação para obtenção de orientações e esclarecimento de dúvidas. “Recebemos diariamente e-mails com perguntas sobre diversos assuntos”, informa Ana Paula Satcheki, diretora do órgão vinculado à Secretaria de Assuntos Jurídicos do município.
A reformulação do conteúdo digital é atribuída à proposta de melhoria do atendimento ao público. “Nosso objetivo é prestar serviços com mais qualidade e agilidade, estreitando a relação com o consumidor”, ressalta a diretora. Ana Paula acrescenta que a comunicação entre ambas as partes é essencial.
A A consumidora Alexandra Aparecida da Silva, tecnóloga em prótese, se diz satisfeita com o atendimento virtual do Procon. A internauta explica que tinha dúvidas a respeito de uma promoção em uma loja de departamento e, por falta de tempo, enviou um e-mail para o órgão, por meio do site. A resposta veio em pouco tempo. “Eu precisava de uma solução rápida e consegui. Confesso que não esperava essa agilidade”.
Direitos
No site, os internautas ficam sabendo tudo sobre os seus direitos, relações de consumo, práticas comerciais e abusivas e assuntos do seu interesse. Na seção Procon Orienta, há informações sobre alimentos, habitação, Internet, orçamento, produtos, saúde, fixação de preços e serviços. “Dentro de algumas áreas, há dicas de compra, especificação dos produtos, e como se deve fazer reclamação”, enfatiza Ana Paula.
Já em Legislação, há publicação de leis importantes relacionadas ao consumo, com destaque para o Código Brasileiro de Defesa do Consumidor, cujo arquivo pode ser baixado pelo site. “Fazer o download desse conteúdo é fundamental antes de ir às compras para evitar problemas”, orienta a diretora.
Uma das áreas com grande acessibilidade é a das empresas reclamadas. Neste campo, há divulgação do ranking de reclamações dos estabelecimentos comerciais junto ao Procon. “Isso é muito importante. Inclusive, sugiro que as pessoas, antes de comprarem ou contratarem serviços, consultem as nossas listas”, alerta Ana Paula.
Outro destaque do site é a campanha Selo Amigo do Consumidor, cujas inscrições online podem ser feitas até às 17h do dia 31 deste mês. Trata-se de oportunidade para os empresários serem reconhecidos pela adoção de boas práticas na relação com os clientes.
No Fale Conosco, os consumidores podem enviar e-mails para obter dicas e pedir orientações aos técnicos do Procon. Entretanto, as reclamações devem ser feitas pessoalmente na sede do órgão, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h na Rua Arnaldo, 49 - Vila Bastos.
Acesso
Para navegar no site do órgão, basta acessar o endereço eletrônico da Prefeitura de Santo André e clicar na janela Procon, localizada na parte inferior e no canto esquerdo da página principal.
SECOM PSA
Assessoria de Imprensa
Ivana Hammerle
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17/01/2011