O novo secretário de Saúde de Santo André, Nilson Bonome, iniciou nesta sexta-feira (21) série de vistorias aos equipamentos de saúde da rede pública da cidade. O primeiro local escolhido foi o CHM (Centro Hospitalar Municipal), na Vila Assunção.
A intenção de Bonome, que assumiu o cargo recentemente – na primeira quinzena do mês –, é tornar o atendimento público mais eficiente e ágil. “Queremos otimizar o processo atual, melhorando a prestação do serviço à população”, observou. Ele lembrou que a Saúde é um dos carros-chefes do governo Dr. Aidan Ravin desde o início do mandato, em janeiro 2009, e citou a continuidade de “investimentos pesados” na área.
Importante lembrar que orçamento da pasta para 2011 é o maior já verificado no município, ou seja, serão R$ 372 milhões destinados à área – R$ 63 milhões a mais do que o montante reservado para 2010, ou um aumento de 20% em relação ao orçamento aplicado no ano passado.
Mesmo após tornar realidade um dos principais projetos de campanha – o Poupatempo da Saúde (AME Santo André) –, o prefeito Dr. Aidan Ravin seguirá priorizando a Saúde. O orçamento 2011 da área prevê as construções de Centro de Referência do Idoso, de unidades de saúde (Sítio dos Vianas, Jardim Santo André, Alzira Franco, Sacadura Cabral, Jardim Sorocaba e no Jardim Irene II) e de pronto-atendimento em Paranapiacaba, entre outros.
Melhorias
Além de conhecer pessoalmente a estrutura da rede municipal de saúde, as vistorias servirão para balizar futuras ações. A equipe de Bonome reunirá as informações obtidas a partir das vistorias para gerar relatórios contendo as principais necessidades identificadas em cada equipamento. Com os documentos em mãos, a Prefeitura definirá quais melhorias serão implantadas.
Inicialmente, as visitas devem ocorrer semanalmente. Durante a vistoria desta sexta-feira, no CHM, Bonome foi acompanhado por três médicos – Antonio de Giovanni Neto (secretário adjunto de Saúde), Gilberto Bernal Resende (diretor geral de Saúde) e André D’Agostino (diretor do CHM).
Estrutura
O Centro Hospitalar Municipal de Santo André registrou em 2010 aproximadamente 8,6 mil internações hospitalares. O CHM realizou ainda mais de dois mil serviços de anatomia patológica e mais de 31 mil atendimentos de especialidade cirúrgica. O centro manteve média de aproximadamente 400 cirurgias por mês.
Ainda com relação ao balanço do ano anterior, o CHM demonstrou estar preparado para diversas emergências, entre transfusões e procedimentos do Banco de Sangue. O número de atendidos chega a quase cinco mil, e os atendimentos emergenciais do Pronto-Socorro ultrapassam 120 mil pessoas.
Foram realizados ainda 5.800 tomografias e mais de 101 mil exames de raio-X. Outro número que impressiona é com relação ao serviço de análises clínicas, ultrapassando as 250 mil intervenções.
Prioridade
Desde o início de mandato, o governo Dr. Aidan Ravin trabalha com especial atenção à área da Saúde. O Poupatempo da Saúde (AME Santo André), equipamento planejado e executado em tempo recorde, é grande exemplo.
O segundo maior complexo hospitalar de consultas e exames clínicos e laboratoriais do Estado de São Paulo foi inaugurado oficialmente em outubro de 2010 e representa salto na qualidade do atendimento de saúde em Santo André. Terá capacidade final para 17 mil atendimentos/mês em 28 especialidades médicas.
A cidade também avançou em decorrência das políticas adotadas a fim de reduzir o tempo de espera nos atendimentos de urgência e emergência; no aprimoramento da capacitação dos profissionais da saúde; na ampliação das ofertas de consultas, exames e procedimentos; na ampliação do Programa Saúde da Família e na recuperação e na ampliação da frota de transporte hospitalar (Samu, ambulâncias e vans adaptadas).
Além disso, até o momento foram contratados 230 médicos, 38 enfermeiros, 15 psicólogas, 12 dentistas, 22 auxiliares de enfermagem, 15 fisioterapeutas e seis farmacêuticos para ampliar o atendimento na rede.
A Prefeitura de Santo André também implantou importantes serviços como as Motolâncias do Samu para chegar mais rapidamente em emergências e adquiriu novos veículos adaptados para o Programa Municipal Saúde Acessível, facilitando o acesso dos pacientes às consultas médicas e exames.
A frota de vans adaptadas foi ampliada em quatro novos veículos, sendo que os cinco carros que já estavam em funcionamento foram reformados. Também foi adquirido novo micro-ônibus adaptado, chegando a três no total.
No campo da prevenção, todos os alunos da rede municipal de ensino, com idade entre 6 e 7 anos, passaram por avaliação oftalmológica no Programa Educando com Visão. Mais de 500 crianças ganharam óculos, e 87 casos considerados mais graves foram encaminhados para acompanhamento médico.
Ainda no campo da prevenção, a dengue foi atacada frontalmente em Santo André. Mais de 40 mil imóveis foram vistoriados para eliminar os focos da doença.
SECOM PSA
Assessoria de Imprensa
Leandro Laranjeira
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: +55 11 4433-0194 / 8704-0189
21/01/2011