O basquete feminino de Santo André, já classificado para as disputas finais da primeira Liga de Basquete Feminino (LBF), intensifica a preparação visando as decisões, aprimorando aspectos coletivos e técnicos. O Santo André/Semasa abre as semifinais jogando em casa, neste sábado (12), às 18h, no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia.
Enquanto aguarda o vencedor do confronto entre Catanduva e Joinville, a equipe treinará em dois períodos até a véspera da partida. “Trabalharemos movimentações especiais para enfrentar Catanduva, que deve passar pelas catarinenses. A equipe está bem fisicamente e focaremos os trabalhos táticos e técnicos em quadra”, conta a técnica andreense Laís Elena.
Caso se confirme as catanduvenses como adversárias, a disputa promete ser acirrada. No primeiro turno, as andreenses perderam fora de casa por 83 a 64 e, no returno em Santo André, bateram o time de Catanduva por 74 a 61, com atuações destacadas das alas Micaela (Kaé) e Ariadna, anotando 25 e 18 pontos cada, respectivamente.
A equipe invicta há nove partidas, a maior sequência de vitórias na Liga, sabe qual a receita para a reta final e conquistar a tão sonhada vaga na decisão, que acontece no dia 27, em partida única, às 10h, com local a ser confirmado pela organização. “Temos grandes talentos, mas o aspecto coletivo é mais decisivo para nossos resultados,” explica Laís.
Ofensivamente, destacam-se as alas e cestinhas da equipe, a cubana Ariadna com média de 17,1 pontos por partida e Micaela com 13,3. A estrangeira é a maior pontuadora da competição com 239 pontos marcados. Já a brasileira Kaé, tem 186 acertos.
A partir desta segunda-feira (7), a equipe não tem mais descanso até o final da competição, treinando todos os dias, exceto na data do jogo. Os trabalhos acontecem em quadra tanto na manhã quanto à tarde. Na sexta-feira (11) a preparação será definida na véspera, especificamente para o adversário da semifinal. As atividades da manhã acontecem das 9h às 11h e, da tarde, das 15h30 às 17h. O Santo André/Semasa treina na quadra do próprio Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, onde manda seus jogos.
Maiores reboteiras da história no Nacional
No garrafão, quem comanda o sistema defensivo é a dupla formada pelas alas/pivôs Simone e Êga, as duas maiores reboteiras nas 12 edições do Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF), disputado de 1998 a 2009, conquistando 1.234 e 1.123 rebotes, respectivamente. Durante a LBF deste ano, juntas, mantêm média de 15,3 por partida, pegando 198 rebotes na fase de classificação. Toda a equipe conquista 34,1 rebotes em média.
Talentos nas categorias de base
A seleção feminina de desenvolvimento, que disputará o Campeonato Mundial Sub-19, a ser realizado de 21 a 31 de julho, no Chile, se apresentou neste sábado, às 18 horas, em Jundiaí (SP). Das 15 atletas convocadas pelo técnico Luis Claudio Tarallo, três são do Santo André/Semasa.
Todas compõem o elenco adulto que disputa a LBF pelo time andreense. Vanessa Fausto Gonçalves (Sassá), pivô de apenas 17 anos e 1,90 metros de altura, a ala Jessica Beatriz Nogueira, de 19 anos e 1,84 m, além da armadora Carina dos Santos Martins (Cacá), também com 19 anos e 1,72 m.
A única que estreia na seleção brasileira é a ala Jéssica. Já a dupla Cacá e Sassá possuem longas trajetórias nas categorias de base das seleções nacionais.
Tida pela comissão técnica andreense como uma das grandes promessas de Santo André, a pivô Sassá tem passagens pelas seleções sub-15 e sub-16. Já a armadora Cacá é mais experiente, tratando-se de seleção brasileira. Disputou a Copa América/Pré-Mundial Sub-18, sagrando-se vice-campeã, foi medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos, em Medellín, na Colômbia, além de conquistar o título do Campeonato Sul-Americano Sub-17, no Chile, em 2009.
Todas se apresentaram para a fase de treinamentos em Jundiaí, com exceção da armadora Carina, que ficará com o time adulto do Santo André/Semasa até o final da LBF, para, em seguida, se reunir às companheiras.
[img_assist|nid=4991|title=Equipe andreense aguarda adversário para subir a bola na semifinal da LBF|desc=|link=none|align=center|width=640|height=427]
Serviço:
Programação de 5 a 11 de fevereiro – Santo André/Semasa
Local: Ginásio principal do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia (Rua São Pedro, 27, Vila América, Santo André)
Horários: segunda-feira (7) a quinta-feira (10), manhã das 9 às 11h e tarde das 15h30 às 17h. Sexta-feira (11), a ser definido.
Para agendar, entre em contato com a Assessoria de Imprensa, através de 4433-0164 ou 7587-0559.
Semifinal da Liga de Basquete Feminino – Santo André/Semasa x Catanduva
Jogo 1: sábado (12), às 18h
Local: Ginásio principal do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia (Rua São Pedro, 27, Vila América, Santo André)
Entrada gratuita
SECOM PSA
Assessoria de Imprensa
Thiago Oliveira
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: +5511 4433-0164
07/02/2011