O Semasa informa que na noite de ontem (10), às 19h30, a cabine primária da Estação Elevatória de Sapopemba da Sabesp registrou superaquecimento desligando todas as suas bombas de abastecimento. O serviço só foi normalizado às 8h de hoje (11).
Por decorrência deste problema, o abastecimento de água em Santo André será afetado ao longo do dia, sendo normalizado apenas na madrugada.
Para entender o sistema
Santo André compra 94% do volume de água consumido da Sabesp e produz 6%. Do total de água consumido, oriundo da Sabesp, 74% é captado do Sistema Rio Claro e 20% do Sistema Rio Grande.
Os outros 6% do consumo são produzidos pelo Semasa, com captação no manancial do Pedroso (na bacia da Represa Billings) e tratamento na ETA Guarará. Nesse caso, também não foi registrado problemas de distribuição.
O superaquecimento que afetou a Estação Elevatória de Sapopemba impediu que a água do Sistema Rio Claro (o maior volume) chegasse a Santo André, prejudicando a maioria da cidade.
A população de Santo André, estimada em quase 700 mil habitantes, consome em média 160 milhões de litros de água tratada por dia.
Assessoria de Imprensa do Semasa