12 ABR 2011
Público terá oportunidade de conversar com direção do Hospital da Mulher

A fim de aprimorar o atendimento aos pacientes e ampliar as informações sobre a rotina de um equipamento público de saúde, o Hospital da Mulher de Santo André abrirá mais um canal de comunicação com o público. A partir da segunda quinzena de abril, a recepção central terá um guichê onde a população será atendida diretamente pelo superintendente da unidade, Amauri Chincho, todas às terças-feiras pela manhã.

A exemplo do que faz o prefeito do município, Dr. Aidan Ravin, semanalmente na Praça de Atendimento do Paço Municipal, Amauri Chincho entende que o contato mais pessoal com a população agiliza o encaminhamento das demandas. “Nem sempre a Ouvidoria proporciona o retorno que o munícipe espera, já que se trata de um serviço mais voltado a colher opiniões. Queremos interagir com respostas imediatas, dar uma solução na hora ou fazer o encaminhamento na frente do paciente, ouvindo-o pessoalmente e mostrando que ele pode falar, sim, com a direção do hospital”, cita o superintendente, cargo máximo no organograma da instituição.

O Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, co-gerido pela Fundação do ABC, realiza em média 480 atendimentos por dia entre consultas, exames e internações. Atingiu em março passado 92% de índice de satisfação, resultado que reflete avaliações de ótimo e excelente em pesquisa interna e é o melhor já obtido pelo hospital. Paradoxalmente, o item ‘atendimento’ ocupa os dois extremos de respostas positivas e negativas dos usuários. Ao mesmo tempo em que há elogios à excelência no acolhimento e à limpeza, há críticas ao tempo de atendimento, em média de duas horas.

“Esse é o período que se passa desde a retirada da senha na recepção, preenchimento de ficha e triagem na enfermagem até consulta com o médico, realização de exames quando necessário e retorno ao doutor. São etapas necessárias para o diagnóstico correto”, descreve Amauri Chincho, o qual espera detalhar essas informações a partir de agora com o atendimento pessoal que fará no mínimo durante três horas às terças-feiras.

Além do novo ‘Fale com o Superintendente’, o HM recebe manifestações dos usuários por meio de caixas de sugestões distribuídas pelas alas, pesquisas durante a internação e pós-alta, assim como pelo site do Hospital da Mulher.

Fundação do ABC-Hospital da Mulher

Fonte: Prefeitura de Santo André