27 ABR 2011
Vila Palmares recebe Campanha preventiva contra diabetes e hipertensão

Mais de 200 moradores da Vila Palmares, em Santo André, passaram por consulta e coleta de sangue no primeiro dia da terceira etapa da Campanha Municipal de Dislipidemia, promovida pela Prefeitura de Santo André.

Realizada por meio da Secretaria de Saúde, a campanha, cuja a terceira etapa estende-se até sábado (30), registrou, no primeiro dia de trabalho,  228 atendimentos e 200 coletas de sangue. Já Hoje (27/04) cerca de 150 pessoas foram atendidas. O objetivo da ação, que já passou pelos bairros do Jardim Santo André e Sacadura Cabral é identificar na região a demanda de moradores com problemas de hipertensão, triglicérides, diabetes e colesterol. A ação é voltada para pessoas com 45 anos ou mais.

Os resultados dos exames laboratoriais ficam prontos em uma semana, e devem ser retirados na Unidade Básica de Saúde Vila Palmares, onde os munícipes receberão toda a orientação necessária sobre suas respectivas doenças. “O próximo passo da campanha é o acompanhamento clínico dos casos positivos. Para aqueles que não foram diagnosticados nenhum problema, vamos trabalhar o preventivo, como, por exemplo, a educação alimentar. Essa ação irá atingir toda a cidade”, explicou o prefeito Dr. Aidan Ravin, que acompanhado do secretário de saúde do município, Nilson Bonome, participou da abertura do evento, onde também anunciou para o segundo semestre deste ano a construção de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no bairro Sacadura Cabral.

O diretor geral de Saúde da Prefeitura de Santo André, Dr. Gilberto Bernal Resende, informou que os munícipes cujos resultados estiverem muito acima das taxas consideradas normais serão convocados a comparecer na UBS Vila Palmares.

Cuidados com a Saúde
A dislipidemia pode ocorrer de duas formas: por meio de uma disfunção glandular ou devido à alimentação incorreta. Pessoas acima do peso com hipertensão, diabetes, colesterol e triglicérides aumentados elevam o risco de eventos coronarianos e acidente vascular cerebral.

A campanha, lançada agora pela Prefeitura, visa detectar pacientes com alterações metabólicas, por meio de exames e fatores de risco. “Muitas pessoas não sabem se são hipertensas, diabéticas ou se seus níveis de colesterol e triglicérides estão elevados. Desta forma poderemos, no futuro, prevenir doenças cardíacas, AVCs e insuficiência renal”, explicou Dr. Bernal.

SECOM PSA
Nabor Jr. e José Henrique Mioto
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: +5511 4433-0137 e 4433-0475
Data: 27/04/2011