A equipe de nutrição do Banco Municipal de Alimentos (BMA) de Santo André já está com programação completa para as oficinas de culinária e de boas práticas alimentares para o mês de maio. As atividades, destinadas a instituições cadastradas no Banco, parceiros doadores e ao público em geral, ocorrem mediante agendamentos prévios. Só em maio, o projeto deve atender aproximadamente 160 pessoas.
Os cursos, de caráter educacional, fazem parte de um ciclo de atividades que a equipe de nutrição do Banco realiza desde 2001 para as 119 entidades cadastradas. Só em 2010, a ação permanente já atendeu mais de 1,5 mil pessoas. “A equipe de nutrição do BMA ensina alternativas para usar os alimentos de maneira integral. As pessoas são beneficiadas na medida em que encontram alternativas saudáveis se alimentando bem”, explica a nutricionista responsável pelo Banco, Patrícia da Rocha Veras.
Entre os principais temas trabalhados durante as aulas estão aproveitamento integral de alimentos, higiene e manipulação, oficinas de culinária com receitas econômicas, alimentação saudável, desperdício e elaboração de cardápios. As atividades, com duração média de duas horas, são ministradas por nutricionistas do BMA.
Confira abaixo uma das receitas que serão trabalhadas durante as oficinas de abril:
Gelatina de cascas de talos
¼ xícara (chá) de casca de abóbora;
¼ xícara (chá) de casca de chuchu;
¼ xícara (chá) de talos de brócolis picados;
¼ xícara (chá) de talos de couve-flor picados;
2 xícaras (chá) de água;
1 xícara (chá) de leite em pó;
2 unidades de canela em casca;
1 caixa de gelatina de uva.
Preparo:
Corte as cascas e talos em pedaços bem pequenos e cozinhe com a água, o leite em pó e a canela. Quando estiverem macios, separe da parte líquida e meça quantidade do líquido que sobrou. Reserve. Faça a gelatina, conforme especificação da caixa, utilizando o líquido reservado. Acrescente as cascas cozidas, coloque em taças e leve para gelar.
Confira a programação de maio:
Dia 7, às 10h30 – Pastoral Nossa Senhora das Graças, Avenida Pedro Américo, 1.633, Vila Humaitá
Dia 13, às 14h30 – Associação Civil Projeto Juventude e Esperança do Amanhã (Projeto Jeda), Rua Eduardo Monteiro, 946, Jardim Bela Vista
Dia 18, às 14h – Cooperativa de Consumo (Coop) da Rua Gertrudes de Lima, 658, Centro
Dia 29, às 14h30 – Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vila Luzita, Estrada do Pedroso, 236, Vila Luzita
Banco Municipal de Alimentos
O Banco Municipal de Alimentos de Santo André, o primeiro implantado na América Latina, coleta, junto aos setores de alimentos, produtos próprios para o consumo, mas que não são comercializados. Os gêneros doados são selecionados e entregues gratuitamente a 119 entidades sociais cadastradas, beneficiando aproximadamente 31 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A atuação do Banco não se limita apenas à distribuição de produtos, mas também assegura o consumo saudável dos alimentos, envolve a questão do desperdício, combate à fome e educação alimentar, além de promover cursos nutricionais ministrados por profissionais do programa.
Criado em 2000, o Banco Municipal de Alimentos de Santo André é administrado pela Secretaria de Gabinete, por meio do Fundo Social de Solidariedade, e conta com as colaborações da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) e da Secretaria de Inclusão Social. Ele está localizado dentro da Craisa (Avenida dos Estados, 2.195 – bairro Santa Terezinha). Mais informações sobre doações e agendamentos de oficinas culinárias pelo telefone (11) 4996-9500, ramal 2029 e 2030.
SERVIÇO:
Oficinas de Culinária do Banco de Alimentos
Informações para participar: (11) 4996-9500 – ramais 2029 e 2030
SECOM PSA
Assessoria de Imprensa
Elieuda Queiroz - Mtb 56913/SP
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: +55 11 4433-0115
28/04/2011
Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no twitter: http://twitter.com/stoandre