Para garantir a qualidade do meio ambiente e o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está concluindo os trabalhos da 3º etapa do “Programa Caça-Esgoto”.
O objetivo do programa é melhorar o sistema de saneamento da cidade, identificando e corrigindo os lançamentos de resíduos nos sistemas de águas pluviais, beneficiando a “saúde” dos rios e córregos e ainda garantir a perfeita operação das redes que recebem as águas em dias de chuva.
O engenheiro do Departamento de Planejamento e Obras do Semasa, Alexandre Perri de Moraes explica que o programa foi dividido em sete fases, sendo que as duas primeiras consistem na coleta de dados a respeito das redes de água existentes, além da varredura das redes de esgoto e galerias pluviais. “Durante os primeiros processos foram analisados 1.400 km de redes de toda a cidade”, comenta.
Atualmente em fase de conclusão, a terceira fase do “Programa Caça Esgoto” consiste na inspeção predial das ligações existentes dentro das residências dos moradores. “Das 142.174 vistorias realizadas 7% apresentavam ligações irregulares e deverão realizar a correção”, salienta Moraes. Os técnicos ainda inspecionarão mais 21.826 residências cujos moradores encontravam-se ausentes.
Lei
É importante ressaltar que os serviços de “Caça-Esgoto” atendem as Leis 7203/94, 7733/98 e o Decreto 14423/99 que obrigam os imóveis a manter separadas as ligações de esgotos sanitários do sistema de águas pluviais, ou seja, a água da chuva deve ser encaminhada para a sarjeta e o esgoto proveniente de todas as ligações internas dos imóveis deve ser encaminhado para uma caixa de passagem interligada à rede municipal. As leis preveem que o usuário que mantiver a irregularidade poderá ser punido com multa e corte do fornecimento de água.
As quatro fases restantes compreenderão nos estudos de otimização das redes e projeto de obras que melhorem a vazão do sistema de drenagem do município. A conclusão do Programa está prevista para dezembro deste ano e os investimentos de R$ 7 milhões são financiados pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.
Coordenadoria de Comunicação Social
Assessoria de Imprensa do Semasa
Contatos: (11) 4433-9720 / 9659 / 9684