“Operação Segurança Integrada Andreense” será realizada nesta segunda (22) e terça-feira (23). Na manhã de hoje, GCM prendeu ladrão após furto em coletivo
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 22 de dezembro de 2014 - Teve início na manhã desta segunda-feira (22), mais uma operação integrada entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e o 10º e o 41º Batalhão da Polícia Militar, visando garantir mais segurança aos moradores durante as compras de Natal. Todos os centros comerciais e principais avenidas da cidade ganharam reforço dos agentes públicos. Próximo à igreja do Bonfim, equipe da GCM prendeu o desempregado Pedro Aparecido Teixeira de Souza, egresso da cadeia pública da capital por diversos crimes, após furto dentro de coletivo, e que foi reconhecido pela vítima. A ocorrência foi apresentada na 2ª Delegacia de Polícia.
As ações dessas forças especializadas contam com equipes da Força Tática, Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM), Rondas Ostensivas Municipais (ROMU) e Rondas com Motocicletas (ROMO), com 10 viaturas, 20 Motos e seis Bases Móveis de ambas as Corporações.
A concentração dos guardas aconteceu na esquina da avenida Industrial com rua Padre Vieira, no Bairro Jardim, com a participação da GCM e do 10º Batalhão da PM. Amanhã, também às 10h, o efetivo se reunirá na Praça Ives Ota, próxima ao Shopping ABC, GCM e o 41º Batalhão. Após a concentração, as equipes se dispersam para atuar em toda a cidade.
Segundo o sub comandante da GCM, Rogério Durante, o policiamento é intensificado nesta época do ano, pois é uma das mais propícias ao crime. “A operação integrada com a PM será realizada nos dois dias até às 21h, uma vez que o expediente comercial nos centros se encerra às 20h, mas a atuação da forças de segurança nas ruas é sempre contínua”.
Ações de 2014 – Entre as mais de 7.500 ocorrências atendidas durante este ano, a GCM efetuou 37 prisões em flagrante, capturou seis foragidos da justiça, deteve oito traficantes e nove menores infratores, recuperou 72 veículos que haviam sido furtados e efetuou 880 averiguações de pessoas suspeitas, além de apreensões de grandes quantidades de drogas e diversos atendimentos à munícipes.
Para qualificar ainda mais os agentes da Corporação, foram realizados 15 cursos para o efetivo. Dentre eles, Curso Básico do Tiro Defensivo na Preservação da Vida (Método Giraldi); Nacional de Multiplicadores de Policia Comunitária “Crack é Possível Vencer”; Operação de Arma de Menor Potencial Ofensivo; Condutores de veículos de Emergência (EAD); Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público – Marinha do Brasil / Capitania Dos Portos De São Paulo; Controle de Distúrbios Civis e de Patrulhamento Tático. O Grupo Anjos da Guarda realizou 25 palestras para crianças e adolescentes na prevenção do uso de drogas.
Sobre a Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária
A Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária tem como objetivo coordenar as políticas públicas municipais de segurança, buscando a prevenção primária da criminalidade e violência urbana, e ainda, reduzir o índice de criminalidade e mediação de conflitos, proteger os bens, serviços e instalações municipais.
A pasta tem como órgãos subordinados o Departamento da Guarda Municipal, que conta com efetivo de 746, sendo 633 guardas e 113 seguranças patrimoniais, além de 87 viaturas; o Departamento de Planejamento e Operações de Segurança, o Departamento de Articulação de Políticas de Segurança, a Assessoria Especial de Articulação de Políticas de Prevenção à Violência Urbana, a Corregedoria da Guarda Municipal, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal e a Supervisão da Junta do Serviço Militar.
A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 16,9 bilhões, sendo o 29º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.
Foto legenda:
GCM e PM reforçam segurança na cidade
Crédito: Anderson Pedro/PSA
Mais informações para a imprensa:
Célia Sandreschi dos Santos – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(11) 4433-0154