Painéis mostram diversas imagens papais; mostra pode ser vista pelo público até o dia 27
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 23 de dezembro de 2014 – Como mais uma iniciativa após a formalização de cooperação entre Santo André e o Consulado-Geral de Israel em São Paulo, a exposição Os Papas em Israel, a Terra Santa pode ser vista pelo público a partir desta segunda-feira, 5, até 27 de janeiro, na Igreja Nossoo Senhor do Bonfim, no Parque das Nações. Com vinte painéis fotográficos, a exposição retrata, por exemplo, visitas dos pontífices Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI a vários locais de Jerusalém, considerados sagrados, como a Via Dolorosa, que segundo a tradição cristã teria sido o caminho no qual Jesus Cristo carregou a cruz. As fotos também trazem visitas às igrejas do Santo Sepulcro e de Getsêmani, ao Muro das Lamentações e à Basílica da Anunciação.
Para o pároco frei Nestor Marin, a exposição é importante para revelar o compromisso com a nossa fé. “Através das imagens vamos poder olhar à história, por onde o filho de Deus passou e no momento em que os papas visitam Israel, a mensagem que fica é a de alimentar o nosso compromisso com as raízes da nossa fé, do nosso batismo”, comentou o frei. Representando o Consulado, o assessor Allan Berkiensztat, chamou a atenção para o caráter de tolerância da exposição. “Nos painéis estão representados o diálogo interreligioso, a busca incessante para que haja paz entre os povos que frequentam Jerusalém”.
Antes de chegar em Santo André, a exposição passou pela Catedral da Sé, pelo Mosteiro de São Bento e o Centro de Cultura Judaica, em São Paulo. Durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, ficou exposta no monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. A mostra também passou por Brasília.
O presidente da Arisa (Associação Religiosa Israelita de Santo André), Bernardo Rojz, disse que a exposição vem na esteira do acordo de cooperação firmado, neste mês, pela Prefeitura de Santo André e o Consulado. “A exposição mostrará a importância que Jerusalém tem para as três grandes religiões monoteístas”, completou Rojz, ao se referir ao Cristianismo, ao Judaísmo e ao Islamismo.
O secretário de Cultura e Turismo de Santo André, Tiago Nogueira, também valorizou a exposição como primeira ação do intercâmbio de conhecimento e de cooperação e da troca de experiências entre a cidade e o Consulado-Geral. “A exposição se encaixa na cooperação cultural do nosso acordo e trará para a nossa cidade, através das fotografias, momentos históricos das visitas dos papas à Israel, quando a busca pela paz e a concórdia entre os povos estiveram em evidência com as visitas”, ressaltou.
A exposição, até 27 de janeiro (dia em memória às vítimas do Holocausto), ficará na Igreja Nosso Senhor do Bonfim (Rua Oratório, 1458, Parque das Nações entrada pelo estacionamento), das 15h às 20h. A realização é do Consulado-Geral de Israel em São Paulo e da Diocese de Santo André e conta com os apoios da Arisa, da Federação Israelita do Estado de São Paulo, da Embaixada de Israel e da Prefeitura de Santo André.
Foto anexa
Sugestão de legenda: Exposição mostra imagens de visitas papais à Israel; mostra será aberta ao público no dia 5 de janeiro.
Crédito: Miguel Denser
Sobre a Secretaria de Cultura e Turismo
A Secretaria de Cultura e Turismo é responsável por promover o desenvolvimento e a difusão das atividades ligadas à cultura, arte e turismo. Cuida também da preservação histórica e do patrimônio cultural de Santo André, além de promover o calendário de festividades do município e coordenar os programas executados nas bibliotecas, museus, teatros, escolas de artes, orquestra, espaços esportivos e centros comunitários.
Estão sob os cuidados da Pasta os conselhos municipais de Cultura, de Turismo e de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico-urbanístico e Paisagístico de Santo André, bem como o Fundo de Cultura.
A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2011, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 17,6 bilhões, sendo o 29º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.
Mais informações para a imprensa:
Roberto Nascimento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(11) 4433-0652