As inscrições, gratuitas, poderão ser feitas até 15 de janeiro; concerto de encerramento será em fevereiro de 2015
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 22 de dezembro de 2014 – A Secretaria de Cultura e Turismo, por meio da Orquestra Sinfônica de Santo André (OSSA), está com inscrições abertas para a oficina de regência orquestral, voltada para jovens profissionais e estudantes de regência. Os candidatos poderão se inscrever, gratuitamente, clicando em banner da oficina no site da Prefeitura de Santo André www.santoandre.sp.gov.br. Neste espaço, eles encontrarão o regulamento completo do programa e a ficha de inscrição, que depois de preenchida, deverá ser encaminhada, junto com outros documentos, no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As inscrições terminarão em 15 de janeiro de 2015 e, cinco dias depois, serão divulgados os selecionados, que irão participar da oficina, de 2 a 12 de fevereiro do próximo ano.
FAÇA SUA INSCRIÇÃO (Encerradas)
Os documentos que deverão ser encaminhados por e-mail junto com a ficha de inscrição preenchida são: cópia de documento de identidade, currículo com até 1.600 caracteres, link para áudio ou vídeo com apresentação do candidato e uma carta de recomendação.
“A oficina oferecerá aos candidatos a oportunidade de desenvolvimento no trabalho frente a uma orquestra sinfônica, desenvolvendo capacidades como análise e interpretação de repertório, liderança e objetividade”, observa o maestro Abel Rocha, diretor artístico e regente titular da OSSA.
As obras que comporão o repertório da oficina são a abertura da Ópera Die Meistersinger Von Nürnberg, de Wagner, a Sinfonia London n.104, de Haydn, a Pavane pour une infante défunte, de Ravel e Abertura Festiva, op.96, de Shostakovich.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Tiago Nogueira, a realização da oficina é importante por “levar a prática aos jovens profissionais e estudantes” e também por ser um processo válido de formação para o futuro regente. “Essa troca de experiência entre o nosso maestro e os estudantes serão importantes para o aproveitamento das oficinas”, concluiu.
A oficina de regência orquestral será encerrada, no dia 12 de fevereiro, com a apresentação de um concerto beneficente, em parceria com o Rotary Clube de Santo André no Teatro Municipal, a partir das 20h.
Sobre a Secretaria de Cultura e Turismo
A Secretaria de Cultura e Turismo é responsável por promover o desenvolvimento e a difusão das atividades ligadas à cultura, arte e turismo. Cuida também da preservação histórica e do patrimônio cultural de Santo André, além de promover o calendário de festividades do município e coordenar os programas executados nas bibliotecas, museus, teatros, escolas de artes, orquestra, espaços esportivos e centros comunitários.
Estão sob os cuidados da Pasta os conselhos municipais de Cultura, de Turismo e de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico-urbanístico e Paisagístico de Santo André, bem como o Fundo de Cultura.
A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2011, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 17,6 bilhões, sendo o 29º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.