Pistola de eletrocondutividade é alternativa para situações em que uso de arma de fogo pode ser evitado
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 14 de janeiro de 2015 – A partir desta semana, a Guarda Civil Municipal começa a utilizar as 100 armas Spark, recebidas do Ministério da Justiça, por meio do programa federal “Crack, É possível Vencer”. As pistolas de eletrocondutividade possuem menor potencial ofensivo, sendo uma alternativa eficaz para situações em que o uso da arma de fogo pode ser evitado.
Segundo o sub comandante da GCM, Rogério Durante, ao ser disparada, a Spark emite dois dardos - com pólo positivo e negativo – que, ao acertar o suspeito ou infrator, continuam ligados à arma por fios metálicos, ocasionando o fechamento de um circuito de energia, denominado de arco voltaico, conduzida pelos fios. A pessoa então perde por algum tempo o controle da musculatura. “A arma grava também o horário, data e quantos disparos foram efetuados e o policial precisa registrar essa ocorrência”, informou Durante. A pistola conta ainda com mira laser, lanterna e trava para evitar disparos acidentais.
Para utilizar a Spark, os guardas receberam treinamento no Centro de Formação da GCM.
Sobre a Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária
A Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária tem como objetivo coordenar as políticas públicas municipais de segurança, buscando a prevenção primária da criminalidade e violência urbana, e ainda, reduzir o índice de criminalidade e mediação de conflitos, proteger os bens, serviços e instalações municipais.
A pasta tem como órgãos subordinados o Departamento da Guarda Municipal, que conta com efetivo de 746, sendo 633 guardas e 113 seguranças patrimoniais, além de 87 viaturas; o Departamento de Planejamento e Operações de Segurança, o Departamento de Articulação de Políticas de Segurança, a Assessoria Especial de Articulação de Políticas de Prevenção à Violência Urbana, a Corregedoria da Guarda Municipal, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal e a Supervisão da Junta do Serviço Militar.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Mais informações para a imprensa:
Célia Sandreschi dos Santos – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.