Iniciativa é uma das ações desenvolvidas dentro do projeto Gênero, Saúde e Meio Ambiente
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 14 de janeiro de 2015 – A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Política para as Mulheres, realizará de 18 a 24 de janeiro, o Curso de Promotoras Legais Cidadãs, que busca promover o acesso à informação e formação das mulheres sobre seus direitos como cidadãs e, principalmente, oferecendo subsídios para auxiliá-las no enfrentamento em situação de violência doméstica, tornando-as capazes de tomar iniciativas e decisões para acesso à justiça e defesa dos seus direitos.
O curso faz parte do Projeto Gênero Saúde e Meio Ambiente e é organizado a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Santo André, a Faculdade de Medicina do ABC, a Universidade Metodista e a sociedade civil. O projeto compõe ações que se articulam para participação direta nas comunidades das áreas de mananciais, atuando no controle social, saúde e cidadania, com foco nas mulheres e no público jovem.
Para a secretária de Política para as Mulheres, Silmara Conchão, o desenvolvimento de programas como este “descentraliza as ações para áreas de mananciais e, neste processo, podemos concluir que o ganho é mútuo, na medida de não sabermos quem se beneficia mais com sua realização, se a prefeitura, a comunidade ou os alunos e alunas envolvidas”, pontuou Silmara.
O curso acontece de 18 a 24 de janeiro, no Cesa Parque Andreense, na Rua Astorga, s/nº - Parque Andreense (Km 37,5 da Rodovia Índio Tibiriçá. As inscrições serão feitas no primeiro dia de aula, 18 de janeiro, das 14h às 17h, no mesmo local. A formatura será no próximo dia 24 de janeiro, às 14h.
GÊNERO – O Projeto Gênero, Saúde e Meio Ambiente, desenvolvido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, é organizado como um meio estratégico que possibilita um trabalho com conexão entre o poder público, universidades e sociedade civil, com ações que articulam para participação direta das comunidades, formando multiplicadores de saúde, relações de gênero, cultura e direitos de cidade, produzindo pesquisas sobre a realidade social e de saúde.
Dia Tema
18 O que é ser mulher e ser homem?
19 Saúde da mulher
20 Sexualidade
21 Violência contra a mulher
22 Dependência química
23 Avaliação e cine-debate
24 Formatura
SERVIÇO
Curso de Promotoras Legais Cidadãs
Período: de 18 a 24 de janeiro
Local: Cesa Parque Andreense
Endereço: Rua Astorga, s/nº - Parque Andreense
Horário: das 14h às 17h
Inscrições abertas no Cesa no primeiro dia de aula
Sobre a Secretaria de Políticas para Mulheres
Primeira Secretaria de Políticas para Mulheres da região do ABC paulista desenvolve ações para garantir autonomia e direitos de cidadania das mulheres, considerando gênero, classe, raça e etnia, geração, deficiência, orientação sexual/identidade de gênero e diversidade regional. A área também articula ações de enfrentamento à violência contra as mulheres, fomenta políticas e dá suporte a programas e projetos, em parceria com as demais secretarias municipais, além de instituições públicas e privadas, e acompanha e apoia realizações do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Busca parceria com universidades da região para produção de pesquisas e extensão. Todo trabalho está em consonância com o Plano Municipal e Nacional de Políticas para as Mulheres. A Secretaria tem apoio da Secretaria de Políticas para Mulheres do governo federal.
A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 16,9 bilhões, sendo o 29º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.
Mais informações para a imprensa
Daniel Betega – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (11) 4433-0133