Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 5 de fevereiro de 2015 - Seis novos veículos Gol 0 Km vão otimizar o atendimento das equipes do Bolsa Família de Santo André, localizadas nos Centros de Referência da Assistência Social, e do Cadastro Único, o sistema de coleta de dados da condição sócio econômica da população para acesso a outros benefícios, como a Tarifa Social de Energia Elétrica, e programas habitacionais, como o Minha Casa Minha Vida. Os automóveis serão utilizados para o acompanhamento das famílias beneficiadas pelo programa e darão maior agilidade à localização das famílias ainda não incluídas, mas que estão em situação de pobreza no município.
“Os novos veículos proporcionarão melhores condições aos técnicos responsáveis para realizarem as visitas domiciliares às famílias do programa, qualificando o acompanhamento necessário para buscar a superação da situação de vulnerabilidade destas pessoas”, afirmou a Secretária de Inclusão e Assistência Social Fátima Grana.
Os veículos foram adquiridos com recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), responsável pelo envio de verbas para os municípios para a realização de melhorias no programa Bolsa Família, e fazem parte da estratégia da prioridade de Governo “Santo André sem Miséria”.
O Bolsa Família é um programa de transferência de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. Objetiva o desenvolvimento das famílias, de modo que possam superar sua situação de vulnerabilidade. Em Santo André é desenvolvido pela Secretaria de Inclusão e Assistência Social. Atualmente 16 mil famílias são beneficiadas pelo Programa.
Sobre a Secretaria de Inclusão e Assistência Social
Responsável por enfrentar as desigualdades sociais da população em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social por meio da política de assistência social e da integração de outras políticas públicas, de forma matricial e transversal, com controle social.
Compete ainda a secretaria desenvolver parcerias com os conselhos municipais e ONGs (Organizações Não Governamentais) permitindo o desenvolvimento de programas de proteção básica às famílias, transferência de renda, atenção à mulher, a pessoa idosa e a pessoa com deficiência. Entre os serviços de referência oferecidos pelo município estão os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, Centro de Referência da Pessoa Idosa, Centro de Atenção a População em situação de Rua - Casa Amarela.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.