Projeto terá edital e será executado por entidades, a partir de plano de trabalho
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 5 de fevereiro de 2015 – O secretário de Cultura e Turismo, Tiago Nogueira, apresentou na noite de ontem (4), o programa CulturAqui que buscará descentralizar as ações culturais nos bairros, por meio de parcerias com entidades da cidade. A apresentação foi feita para um grupo de produtores e coletivos de cultura andreenses. A Administração publicará, nos próximos dias, edital que irá oficializar o programa e conterá as regras para participação das entidades.
No novo conceito, a secretaria de Cultura e Turismo irá firmar parceria com entidades e coletivos culturais, por meio de um plano de trabalho, para levar ações culturais a cada uma das regiões da cidade. Depois de apresentado pela entidade, esse plano de trabalho será avaliado por comissão, e se aprovado, um termo de cooperação será assinado e a prefeitura fará as contratações específicas para o seu início. Além de custear as ações, a prefeitura irá acompanhar e avaliar os resultados do CulturAqui.
Para o secretário Tiago Nogueira o novo projeto será importante, pois “descentralizará toda a produção cultural da cidade”, além de aproximar população e produtores culturais. “Queremos com o CulturAqui estabelecer um diálogo e interlocução com os produtores de culturais, descentralizar as ações e oferecer várias opções de cultura para a população”, comentou.
A adesão ao CulturAqui será restrita às entidades e aos coletivos de cultura. Para os produtores, na modalidade pessoa física, a prefeitura já dispõe para o fomento dos trabalhos o Fundo de Cultura.
Sobre a Secretaria de Cultura e Turismo
A Secretaria de Cultura e Turismo é responsável por promover o desenvolvimento e a difusão das atividades ligadas à cultura, arte e turismo. Cuida também da preservação histórica e do patrimônio cultural de Santo André, além de promover o calendário de festividades do município e coordenar os programas executados nas bibliotecas, museus, teatros, escolas de artes, orquestra, espaços esportivos e centros comunitários.
Estão sob os cuidados da Pasta os conselhos municipais de Cultura, de Turismo e de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico-urbanístico e Paisagístico de Santo André, bem como o Fundo de Cultura.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Mais informações para a imprensa:
Roberto Nascimento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Marcos Imbrizi: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.