Para a realização do serviço, atendimento ao público será suspenso de 18 de fevereiro e retomado em 2 de março
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 13 de fevereiro de 2015 – O acervo do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa passará por um serviço de limpeza, catalogação e reorganização. O trabalho será realizado a partir da próxima quarta-feira (18) e para tanto, o atendimento ao público será suspenso, e retomado no dia 2 de março (segunda-feira). A “força tarefa” será conduzida pelos próprios funcionários do local.
A captação de material para o acervo também ficará suspensa, por seis meses, devido a necessidade de se reorganizar o espaço físico do local. A política de captação deverá ser revista com a elaboração de um plano museológico para o equipamento. O Museu continuará com a captação de fotografias e documentos.
RADIAÇÃO – Em janeiro, o Museu encaminhou parte de seu acervo para tratamento com radiação a fim de recuperar, por exemplo, documentos do século passado sobre a cidade, então pertencente a São Bernardo, que sofreram ação de fungos e de insetos, como o cupim. O trabalho foi realizado pelo Centro de Tecnologia das Radiações, ligado ao Instituto de Pesquisas Energéticas da Universidade de São Paulo. Esse acervo, recuperado, está armazenado em caixas no auditório do Museu.
O Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa funciona na rua Senador Fláquer, 470, Centro.
Sobre a Secretaria de Cultura e Turismo
A Secretaria de Cultura e Turismo é responsável por promover o desenvolvimento e a difusão das atividades ligadas à cultura, arte e turismo. Cuida também da preservação histórica e do patrimônio cultural de Santo André, além de promover o calendário de festividades do município e coordenar os programas executados nas bibliotecas, museus, teatros, escolas de artes, orquestra, espaços esportivos e centros comunitários.
Estão sob os cuidados da Pasta os conselhos municipais de Cultura, de Turismo e de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico-urbanístico e Paisagístico de Santo André, bem como o Fundo de Cultura.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Mais informações para a imprensa:
Roberto Nascimento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Marcos Imbrizi: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.